Liga dos Blogues Cinematográficos

Tuesday, July 19, 2005

Oi pessoal,

como falei no email, para facilitar a administração da liga, estou transferindo para o status de membro reserva os integrantes que não têm participado das enquetes mensais quando convidados (são vinte por vez), não votaram nos melhores do semestre e não responderam o email que questionava sobre se ainda havia interesse em participar da brincadeira. Fazer parte e não participar não tem sentido.

Sei que isso deverá ser visto como autoritarismo por alguns, mas me parecia desagradável para um membro que não tem mais interesse em participar das atividades ficar recebendo emails que nem merecem resposta. Quero enfatizar, no entanto, que essa condição, no entanto, não é imutável e o integrante pode ser reativado a qualquer momento. Basta se manifestar. Espero mesmo que todos tenham.

O Marfil, que há tempos acompanha os blogues da liga, foi parar na lista reserva também. Ele pleiteia um lugar entre os integrantes-eleitores. Como houve uma votação para novos membros há pouquíssimo tempo, uma nova apreciação somente deverá acontecer mais para frente. Nosso colega Takeo, que mora no Japão, também está no grupo dois, já que concorda que seria difícil acompanhar os lançamentos nos cinemas brasileiros. Mas também podemos rever isso. O cineasta Carlos Reichenbach, que foi convidado para participar da liga como membro de honra completa a lista.

Somente os integrantes ativos serão convocados a votar nas enquetes e no Alfred.

abraços,
Chico.

Sunday, July 17, 2005

Os melhores filmes do primeiro semestre de 2005



1 O Aviador, de Martin Scorsese.


35 votos
231 pontos
7 primeiros lugares
24 top five
nenhum voto como pior filme


Scorsese abusa da beleza dos planos quando o assunto é mostrar o retratado como o homem só, triste e doente que ele guardava para si. Todas as cenas na sala de projeção de Hughes são genialmente fotografadas.



2 Menina de Ouro, de Clint Eastwood.


34 votos
267 pontos
11 primeiros lugares
30 top five
2 votos como pior filme


O que é mais admirável é que Eastwood, um típico macho norte-americano, que surgiu para o mundo entre os pistoleiros dos western-spaghetti de Sergio Leone e o os policiais de Don Siegel, seja este diretor tão delicado.



3 Closer - Perto Demais, de Mike Nichols.


22 votos
155 pontos
3 primeiros lugares
19 top five
5 votos como pior filme


Mike Nichols leva aos extremos as relações entre dois homens e duas mulheres. Muita gente se identificou com o tema e o tratamento dado pelo texto e pelo cineasta. Natalie Portman, sedutora, ajudou bastante.



4 Sideways, de Alexander Payne.


18 votos
114 pontos
2 primeiros lugares
11 top five
1 voto como pior filme


A princípio, parece um exemplo típico do filme independente norte-americano que faz mais pose de que tem algo a dizer. Mas isso muda e Alexander Payne, mais uma vez, reflete sobre a solidão e a significação.



5 Mar Adentro, de Alejandro Amenábar.


18 votos
94 pontos
3 primeiros lugares
7 top five
1 voto como pior filme


Amenábar dribla as iscas do clichê e, em vez de fazer panfleto ou épico pessoal redentor, realizou um dos filmes mais bonitos do ano. O mais contraditório é que se trata de um filme sobre a morte que sabe bem como defender a vida.



6 Oldboy, de Park Chanwook.


17 votos
107 pontos
1 primeiro lugar
12 top five
2 votos como pior filme


É realmente uma história em quadrinhos adulta filmada. O virtuosismo (quase excessivo) de sua concepção visual e a vontade de ser definitivo atrapalham um pouco esse caminho, mas o filme é uma belezinha.



7 O Clã das Adagas Voadoras, de Zhang Yimou.


17 votos
87 pontos
nenhum primeiro lugar
6 top five
3 votos como pior filme


A preocupação com o arrebatamento visual permanece em alta, mas aparece de forma mais discreta. O clima grandioso é trocado por uma história de amor clássica, bem mais simples, muito mais bem resolvida.



8 Um Filme Falado, de Manoel de Oliveira.


14 votos
120 pontos
5 primeiros lugares
13 top five
nenhum voto como pior filme


Com o perdão da palavra, o mundo anda mesmo por caminhos bem tortuosos. Oliveira cobra entendimento entre as pessoas, entre os povos, entre as diferenças. Talvez seja por isso que seu filme tenha um final tão chocante.



9 Nossa Música, de Jean-Luc Godard.


12 votos
86 pontos
2 primeiros lugares
10 top five
2 votos como pior filme


Godard parece entender que o mundo ainda está em formação. As batalhas de outras épocas são reprisadas através dos séculos e, hoje, as pessoas ainda são reféns de sua história de sangue.



10 Herói, de Zhang Yimou.


12 votos
71 pontos
nenhum primeiro lugar
8 top five
2 votos como pior filme


Zhang Yimou se empenhou como poucos em criar um filme de imenso arrebatamento visual. E se apóia nele para contar, a la Rashomon, sua versão da fundanção de um país a partir do sacrifício de vários povos.



11 Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith, de George Lucas.


12 votos
63 pontos
2 primeiros lugares
6 top five
1 voto como pior filme


Um incontestável mérito do filme é o de trabalhar com inteligência a partir do óbvio. Nada é tão fácil. Todas as decisões têm prismas diversos. E os jedis não são tão perfeitos assim. Lucas faz heróis falíveis. E isso encanta.



12 The Brown Bunny, de Vincent Gallo.


11 votos
83 pontos
3 primeiros lugares
7 top five
2 votos como pior filme


Um filme massacrado quando estreou há dois anos em Cannes ganhou muitos defensores aqui por estas bandas. A viagem pessoal de Vincent Gallo às vezes se utiliza do explícito como forma de expressão.



13 Guerra dos Mundos, de Steven Spielberg.


11 votos
70 pontos
2 primeiros lugares
6 top five
4 votos como pior filme


Um filme que não trata muito bem os Estados Unidos. Não há redenção, ninguém salva ninguém, o fim da história não passa pelo militarismo norte-americano. Todos somos alvo em potencial. As coisas não são tão simples assim.



14 Batman Begins, de Christopher Nolan.


11 votos
56 pontos
nenhum primeiro lugar
5 top five
nenhum voto como pior filme


É extremamente feliz a idéia de estruturar o roteiro a partir do medo. Isso pontua todo o filme, contamina desde o tratamento dado a Bruce Wayne até as personagens que o cercam. O elenco está cheio de acertos.



15 Jogos Mortais, de James Wan.


11 votos
43 pontos
nenhum primeiro lugar
1 top five
8 votos como pior filme


A fixação norte-americana pelas mentes doentes conquistou muitos admiradores que enxergam neste filme, que tem por sua base as formas mais grotescas de violência, uma reinvenção do cinema de terror/suspense.



16 Ninguém Pode Saber, de Hirokazu Kore-eda.


10 votos
66 pontos
2 primeiros lugares
7 top five
1 voto como pior filme


Seu filme-denúncia denuncia sem explosão. É a rotina do abandono que provoca reações. É a falta de eventos que incomoda. É não ter um ator-mirim-gênio que mostra que aquilo ali está mais perto do possível.



17 Bom Dia, Noite, de Marco Bellochio.


10 votos
61 pontos
nenhum primeiro lugar
7 top five
nenhum voto como pior filme


Marco Bellocchio ficciona fatos reais para investigar o caso do seqüestro do chefe de governo italiano Aldo Moro e assim poder versar sobre os limites entre utopia, crença e fanatismo.



18 Reencarnação, de Jonathan Glazer.


10 votos
39 pontos
nenhum primeiro lugar
2 top five
nenhum voto como pior filme


Um filme estranho porque não faz força para explicar seu próprio mistério e porque se dedica a trabalhar com suas repercussões. A construção visual é belíssima: tudo meio artificial. Tudo muito interessante por ser artificial.



19 A Vida Marinha com Steve Zissou, de Wes Anderson.


9 votos
62 pontos
nenhum primeiros lugar
7 top five
nenhum voto como pior filme


Mais um filme-família de Wes Anderson, mais uma família esfacelada, mais um elenco excepcional. Mais uma vez, o recurso da artificalização do ambiente para criar um universo particular. Um autor em formação.



20 A Queda! As Últimas Horas de Hitler, de Olivier Hirschbiegel.


9 votos
51 pontos
1 primeiro lugar
5 top five
nenhum voto como pior filme


Não retratar Hitler como apenas mais um vilão é uma decisão corajosa e acertada. Ganz preenche tantas lacunas, está tão integrado a todos os prismas por onde o führer pode ser visto que provoca até alguma identificação.

making off

Menina de Ouro liderou desde quase o começo até o penúltimo voto quando O Aviador, que perdia por pontos, recebeu um voto a mais. Parece até injusto se olharmos o número de pontos e de primeiros lugares dos dois filmes, mas valeu a voz da maioria. Além de Scorsese e Eastwood, grandes nomes aparecem na lista, como Godard, Oliveira, Spielberg, Lucas e Bellochio, mas foi Zhang Yimou quem conseguiu emplacar dois filmes nos dez mais votados.

Melinda e Melinda, de Woody Allen, teve o mesmo número de votos dos dois últimos colocados, mas fez dez pontos a menos que A Queda!. Apesar de muitos filmes terem recebidos citações nas duas listas, apenas Jogos Mortais, de James Wan, tem tantos admiradores quanto detratores e conseguiu vagas em ambas. Uma coisa deve ser levada em conta: muitos filmes só estrearam no circuito Rio-São Paulo e pouco mais além disso, portanto, alguns títulos que poderiam ter mais votos sofreram pela má distribuição, caso de vários desta lista.

Seguindo a contagem de pontos - ou seja, os valores obtidos de acordo com a posição de cada filme nas listas enviadas (e ignorando o número de votos), os dez mais seriam:

1 Menina de Ouro, de Clint Eastwood (267 pontos)
2 O Aviador, de Martin Scorsese (235)
3 Closer - Perto Demais, de Mike Nichols (155)
4 Um Filme Falado, de Manoel de Oliveira (120)
5 Sideways, de Alexander Payne (114)
6 Oldboy, de Park Chanwook (107)
7 Mar Adentro, de Alejandro Amenábar (94)
8 O Clã das Adagas Voadoras, de Zhang Yimou (87)
9 Nossa Música, de Jean-Luc Godard (86)
10 The Brown Bunny, de Vincent Gallo (83)

Os filmes que mais foram apontados isoladamente como melhor do ano foram:

1 Menina de Ouro, de Clint Eastwood (11 poles)
2 O Aviador, de Martin Scorsese (7)
3 Um Filme Falado, de Manoel de Oliveira (5)
4 Closer - Perto Demais, de Mike Nichols (3)
4 Mar Adentro, de Alejandro Amenábar (3)
4 The Brown Bunny, de Vincent Gallo (3)

E, por fim, uma avaliação interessante: no Alfred, o prêmio de melhores do ano da liga, os integrantes escolhem cinco indicados em cada categoria, inclusive melhor filme. Levando em consideração apenas os cinco primeiros lugares de cada lista, hoje, os indicados para o Alfred de melhor filme seriam:

1 Menina de Ouro, de Clint Eastwood (30 votos)
2 O Aviador, de Martin Scorsese (24)
3 Closer - Perto Demais, de Mike Nichols (19)
4 Um Filme Falado, de Manoel de Oliveira (13)
5 Oldboy, de Park Chanwook (12)

Os integrantes da liga que mais conseguiram emplacar títulos entre os dez melhores filmes do semestre foram Carlos Massari (de novo!) e Henrique Miura, que colaboraram na eleição de sete dos melhores títulos do período.

Uma tabela com os votos de todos os integrantes da liga que compareceram às urnas vai ser enviada por email depois desta postagem.

Os piores filmes do primeiro semestre de 2005



1 Alexandre, de Oliver Stone.


12 votos
33 pontos
1 primeiro lugar
nenhum voto como melhor filme


Oliver Stone e seu épico de um grande homem. O cineasta da conspiração tenta remontar à imagem que construi um dos maiores líderes da Antiguidade. Não convenceu ninguém. Que venha o 11 de setembro!



2 O Chamado 2, de Hideo Nakata.


10 votos
35 pontos
3 primeiros lugares
1 voto como melhor filme


A continuação da refilmagem do terror japonês nega a seqüência original e cria uma história nova. A presença do diretor dos filmes originais não garante muita coisa, além de uma ou duas cenas mais bem elaboradas.



3 Em Busca da Terra do Nunca, de Marc Foster.


9 votos
34 pontos
3 primeiros lugares
4 votos como melhor filme


O golpista Marc Foster transforma em conto de fadas real a vida do autor de Peter Pan. Pena que tudo soe tão absolutamente fake, feito para cativar, para coquistar pelo bonitinho. Um filme bem perverso.



4 O Amigo Oculto, de John Polson.


9 votos
31 pontos
4 primeiros lugares
nenhum voto como melhor filme


Robert De Niro precisa de ajuda. O que aconteceu com o outrora maior ator do mundo é inexplicável. Este filme tenta resgatar sua sina de filmes com psicopatas assassinos, mas a coleção de lugares comuns estraga tudo.



5 O Grito, de Takashi Shimizu.


8 votos
29 pontos
2 primeiros lugares
1 voto como melhor filme


A cópia de Ringu ganhou versão que parece cópia de O Chamado. E que parece tão plastificado que é impossível arrancar sustos reais da platéia. Pouco inventivo, pouco assustador.



6 Jogos Mortais, de James Wan.


8 votos
17 pontos
2 primeiros lugares
11 votos como melhor filme


Exercício de sadismo sob a égide de inovação nos filmes de terror. Além de se vender pelo fácil apelo da violência, tem o péssimo demérito de dar idéias para mente realmente pertubadas. Grotesco e desnecessário.



7 Elektra, de Rob Bowman.


7 votos
27 pontos
2 primeiros lugares
nenhum voto como melhor filme


Versão fanta uva da ninja assassina mais amada dos quadrinhos. Mistifica demais a história ao mesmo tempo em que não dá uma gota de densidade dramática à personagem. Um filme para esquecer rapidamente.



8 O Massacre da Serra Elétrica, de Marcus Nispel.


7 votos
20 pontos
2 primeiros lugares
1 voto como melhor filme


Exercício de sadismo sob a égide de homenagem aos filmes de terror. Além de se vender pelo fácil apelo da violência, tem o péssimo demérito de tentar institui-la como gênero cinematográfico. Grotesco e desnecessário.




9 O Casamento de Romeu & Julieta, de Bruno Barreto.


6 votos
13 pontos
nenhum primeiros lugar
1 voto como melhor filme


Bruno Barreto e suas limitações. Quando não está fazendo um drama "importante", atreve-se a entregar comediazinhas despretensiosas como esta aqui. Só que ninguém gostou muito não.



10 Cruzada, de Ridley Scott.


5 votos
18 pontos
2 primeiros lugares
3 votos como melhor filme


Depois de Gladiador, Ridley Scott tomou gosto pela coisa e resolveu aderir ao modelo épico. Mas no mundo globalizado, politicamente correto é inverter os clichês e mostrar os árabes como mocinhos (ou quase isso) e os ocidentais como vilões.

O épico do cineasta das teorias quase não saiu do primeiro lugar. Oliver Stone ganhou, ainda que por pouco, dos filmes de terror modernos que, quando não reprisam as obras orientais, apelam para a violência extrema para atrair público. Não funcionou muito aqui. Um filme feito para ser fofinho, uma versão de plástico de uma heroína dos quadrinhos, uma comédia brasileira e outro épico com pretensões globalizadas completam a lista. Closer, de Mike Nichols, teve o mesmo número de votos de Cruzada, mas fez cinco pontos a menos.

Os integrantes da liga que mais emplacaram filmes entre os dez piores do semestre foram Carlos Massari e Daniel Pilon, que conseguiram incluir quatro títulos cada um.

Friday, July 15, 2005

VOTAÇÃO ENCERRADA

Durante duas semanas, os integrantes da Liga dos Blogues Cinematográficos votaram nos melhores e nos piores filmes lançados no primeiro semestre de 2005 nos cinemas brasileiros. Dos 56 integrantes da liga, 46 mandaram seus votos no tempo hábil e ajudaram a eleger os vencedores. No decorrer do maior tempo da votação, dois filmes estiveram empatados na primeira posição, com diferença apenas nos pontos. Foi justamente no penúltimo voto, do colega Marcos A. Felipe, nosso representante em Natal, que um filme assumiu a liderança. E foi assim até o final. Os integrantes da liga escolheram dez melhores filmes e cinco piores. As listas foram em ordem de preferência para facilitar em casos de empate. Na lista de melhores, o primeiro colocado recebia dez pontos e o último, um. Na de piores, o pole position ganhava cinco pontos e o quinto, um. Ao contrário do que aconteceu na lista de melhores, o pior filme sempre esteve na liderança (os momentos em que deixou o posto foram breves).

Alguns integrantes não preencheram todas as listas. Suas relações foram computadas seguindo os mesmos critérios das listas completas. Outros votaram em filmes que só estrearam em julho. Neste caso, o voto no filme inelegível foi anulado. As demais escolhas do votante foram computadas, respeitando as posições impostas por ele. No processo, houve algumas falhas de comunicação: houve membros que não receberam os emails convidando a participar da votação;outros responderam, mas utilizando outros endereços, o que poderia ter confundido o processo, mas que já foi corrigido. Para evitar dúvidas o endereço para assuntos da liga é o chicofireman@gmail.com.

no domingo,
a partir das 20h,
a publicação da lista
dos melhores e dos piores filmes
exibidos no Brasil neste semestre.

Tuesday, July 12, 2005

Segunda Chamada

A eleição dos 10 melhores e dos 5 piores filmes deste primeiro semestre entra na semana final: os integrantes da Liga dos Blogues Cinematográficos que ainda não enviaram seus votos por email têm até o dia 15, próxima sexta-feira, para fazê-lo.

Eis a listinha de quem já votou (até às 18h42 da sexta, 15 de julho):

Ailton Monteiro, Alexandre Inagaki, André de Leones, Antonio Saints, Camila Vieira, Carlos Massari, Chico Fireman, Chiko Guarnieri, Christopher Pereira, Daewoo, Daniel Pilon, Diego Maia, Ed, Egídio La Pasta, Eugênia Rodrigues, Fabrício K., Felipe Sudo, Fer Guimarães Rosa, Fer Pontes, Gabriel Carneiro, Guilherme Alves, Guilherme Martins, Henrique Miura, Ícaro, Jan Barbosa, Marcelo Miranda, Marcelo V., Marlonn DB, Marvin, Michel Simões, Milton do Prado, Paulo Jr., Peerre, Rodrigo Azevedo, Rodrigo Digão, Roger Kiihl, Sérgio Alpendre, Tata Vasconcellos, Teco Apple, Tiago Superoito, Tobey an Acer, Wallace Guedes e William Wilson.

Sunday, July 10, 2005

Atualizações recentes nos blogues da liga

Ailton Monteiro dedicou texto sobre Casa de Areia.

A Vida Marinha com Steve Zissou ganhou comentário de Fer Guimarães Rosa.

Egídio La Pasta Jr. revisitou Antes do Pôr-do-Sol.

Filipe Furtado escreveu sobre The War Game, de 1965.

Gabriel Carneiro fez um top de romances cinematográficos.

Quarteto Fantástico ganhou textos do Henrique Miura (que também falou sobre o Dark Water original), Marcelo Miranda e meu.

Marcelo V. escreveu sobre três filmes de Ed Wood e ainda soltou o verbo sobre Guerra dos Mundos, que também ganhou texto do Guga Valente, Ed, Rodrigo Digão, Marlonn DB e do Wallace Guedes.

Belíssima, do Luchi Visconti, foi comentado pelo Marcos A. Felipe.

O Marvin escreveu sobre Melinda e Melinda.

O Peerre comenta os filmes do Animamundi.

Sérgio Alpendre escreveu sobre alguns filmes das antigas e também se dedicou a Exílios.

Tobey, an Acer descascou a batata em cima de Guerra dos Mundos.

Wednesday, July 06, 2005

RANKING JUNHO



Num mês onde quase todo mundo empatou e não houve nenhuma unanimidade e muitas divergências, um filme que só estreou no Rio e em São Paulo ganhou por pouco mais de meio ponto. Olivier Assayas bateu Spielberg e uma porrada de nomes novos.

1 (7,10) Clean, de Olivier Assayas (5 votos)
2 (6,50) Contra Corrente, de David Gordon Green (6)
3 (6,25) Sr. e Sra. Smith, de Doug Liman (6)
4 (6,18) Guerra dos Mundos, de Steven Spielberg (11)
5 (6,09) Batman Begins, de Christopher Nolan (11)
6 (6,07) O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Garth Jennings (6)
7 (5,90) A Casa de Cera, de Jaume Collet-Serra (5)
8 (5,25) Tentação, de John Curran (8)
9 (4,87) Nove Canções, de Michael Winterbottom (4)
10 (4,12) Madagascar, de Eric Darnell e Tom McGrath (4)

filmes com menos de quatro votos:
O Cachorro, Conversando com Mamãe, Corações e Mentes, Djomeh, Extremo Sul, Uma Garota Encantada, Herói por Acaso, Inconscientes, A Janela da Frente, O Lobo, Mulher, Nicotina, Noite de São João, A Pessoa é para o que Nasce, A Selva e A Vida Secreta dos Dentistas.

voto a voto:

Ailton Monteiro: Batman Begins (6,5), A Casa de Cera (7,5), Guerra dos Mundos (9), A Pessoa é para o que Nasce (8), Sr. e Sra. Smith (6) e Tentação (7).

Chico Fireman: Batman Begins (7), A Casa de Cera (6), Guerra dos Mundos (10), O Guia do Mochileiro das Galáxias (5,5), Inconscientes (8,5) e Tentação (6).

Christopher Pereira: Guerra dos Mundos (4) e O Guia do Mochileiro das Galáxias (7,5).

Daniel Pilon: Batman Begins (7), A Casa de Cera (5), Clean (6), Contra Corrente (7), Guerra dos Mundos (8,5), O Guia do Mochileiro (6,5), Madagascar (4), 9 Canções (2,5), Sr. e Sra. Smith (5,5) e Tentação (5).

Diego Maia: Batman Begins (7), A Casa de Cera (5,5), Clean (6,5), Contra Corrente (7,5), Guerra dos Mundos (7,5), O Guia do Mochileiro (6,5), Madagascar (3,5), 9 Canções (4), A Selva (1), Sr. e Sra. Smith (6) e Tentação (5).

Gabriel Carneiro: Batman Begins (7), O Cachorro (9), Contra Corrente (4,5), Guerra dos Mundos (4), O Guia do Mochileiro (4,5), Madagascar (6), Nicotina (5), Tentação (2,5) e A Vida Secreta dos Dentistas (8).

Guilherme Martins: Clean (9), ContraCorrente (9), Uma Garota Encantada (8), Guerra dos Mundos (6), 9 Canções (5) e Sr. & Sra. Smith (7,5).

Ícaro: Guerra dos Mundos (4), Sr. e Sra. Smith (6,5), Batman Begins (8), Tentação (8), A Janela da Frente (8,5).

LFM: Batman Begins (7), Guerra dos Mundos (8,5) e Sr. e Sra. Smith (6).

Marcelo V.: Batman Begins (5,5).

Michel Simões: Batman Begins (6), Clean (7) e Corações e Mentes (8).

Tiago Superoito: Batman Begins (4), Contra Corrente (6), Guerra dos Mundos (3), O Guia do Mochileiro (5), Madagascar (3), Noite de São João (0), Tentação (7), A Vida Secreta dos Dentistas (7).

Tobey, an Acer: Batman Begins (2), A Casa de Cera (5,5), Clean (7), Contra Corrente (5), Djomeh (5,5), Guerra dos Mundos (3,5), O Guia do Mochileiro das Galáxias (7) e Tentação (1,5).

Metodologia: notas de zero a dez, valendo meio ponto, para cada filme. Só entram na lista aqueles com pelo menos quatro votos.


 
online