Liga dos Blogues Cinematográficos

Sunday, August 28, 2005

Alfred 2005 - discussão: roteiro original e roteiro adaptado

Desde que foi criado, em 2003, o Alfred divide os melhores roteiros do ano entre original e adaptado. Para a categoria de roteiro original, estão habilitados todos aqueles que tenham sido escritos diretamente pára o cinema, mesmo que sejam inspirados por fatos reais. Por outro lado, os adaptados são aqueles baseados numa obra anterior: um livro, uma peça de teatro, uma história em quadrinhos, uma música, uma notícia de jornal, um outro filme, mesmo que ele não seja a transcrição literal de uma história específica, como os filmes do Homem-Aranha ou dos X-Men.

Mas a divisão em duas categorias de roteiro é questionada por alguns nos integrantes da liga, principalmente porque, na maioria das vezes, a obra original é desconhecida. O argumento passa pelo fato de que um roteiro é um roteiro, independetemente de ele ter sido inspirado por algo que já existia ou não. A divisão entre as categorias de roteiro vem dos primeiros anos do Oscar, o que teria contaminado nossa classificação. No entanto, é certo dar o mesmo mérito, ou ainda, olhar com os mesmos olhos, uma história, um roteiro escrito diretamente para o filme e a adaptação de um material alheio?

Diante das dúvidas, vote:

a) duas categorias: roteiro original e roteiro adaptado;
1 Diego + 2 Chico + 3 Filipe + 4 Digão + 5 Jan + 6 Ed + 7 Carlos + 8 Camila + 9 Tiago + 10 Fer Pontes + 11 Roger + 12 André + 13 Tata + 14 Pilon + 15 Antonio + 16 Gabriel + 17 Paulo Jr. + 18 Christopher + 19 Leal + 20 Marvin

b) categoria única, onde todos os roteiros podem ser indicados.
1 Marcos + 2 Guilherme + 3 Henrique + 4 Marlonn + 5 Milton + 6 Marcelo V. + 7 Junior + 8 Marcelo Miranda + 9 Michel

Votação encerrada

Documentários

13 votos contra uma premiação específica.
12 votos a favor de uma categoria.
7 votos a favor de um prêmio especial.

Animações

17 votos contra uma premiação específica.
7 votos a favor de uma categoria.
8 votos a favor de um prêmio especial.

Por decisão da maioria, não haverá categorias ou prêmios especiais para documentários e animações. Eles poderão receber votos em todas as outras categorias, desde que obedeçam as exigências delas.

Monday, August 22, 2005

Alfred 2005 - discussão: documentários e animações

Vamos começar as discussões. Vou colocar um tema por semana e a gente vai debatendo aqui durante sete dias. As idéias que tiverem mais adeptos, obviamente, ganham.

Primeiro ponto: todo ano aparece alguém defendendo a criação de categorias específicas para documentários e animações. Nas edições passadas do Alfred, as categorias não foram aprovadas. Este ano, surge a dúvida de novo. O número de documentários e animações lançados nos cinemas brasileiros justifica o surgimento de categorias à parte? Neste ano, até o momento, quase fim de agosto, não há sequer dez lançamentos em cada setor. Caso existam estas categorias, elas deverão ter cinco indicados, cada? Uma categoria com apenas três indicados é justificável? Um prêmio especial (cada membro elegeria um em cada categoria) seria justo também? O que vocês acham?

a - não devem existir categorias separadas para documentário e animação;
1 Roger + 2 William + 3 Pilon + 4 Leal + 5 Milton + 6 Marlonn + 7 Digão + 8 André + 9 Paulo Jr. + 10 Christopher + 11 Fer Pontes + 12 Marcelo V. + 13 Carlos.

a.1 - somente documentários como categoria, com cinco indicados, animações não;
1 Camila + 2 Filipe + 3 Sérgio + 4 Tiago.

b - as categorias devem existir com cinco indicados caso haja um número mínimo de documentários e animações lançados em circuito (qual seria o número justo? 10, 15, 20, 30?);
1 Peerre (para docs) + 2 Guilherme Martins + 3 Michel (para docs) + 4 Chico (para docs).

c - as categorias podem existir com três indicados e um número mínimo de dez filmes lançados em cada especificidade;
1 Henrique + 2 Gabriel + 3 Peerre (para animações) + 4 Michel (para animações) + 5 Ed + 6 Diego.

d - em vez de categoria, poderia ser criado um prêmio especial para documentários e outro para animações, onde cada eleitor do Alfred pudesse apontar o seu favorito naquele quesito.
1 Jan + 2 La Pasta + 3 Inagaki + 4 Marcos + 5 Marvin + 6 Marcelo Miranda + 7 Tata + 8 Chico (para animações).

Alguma sugestão a mais? Nossa discussão vale até o dia 30.

Friday, August 19, 2005

O site Spiner fez uma seleção de blogues de cinema e indicou três integrantes da liga. Dêem uma olhada aqui.

Wednesday, August 17, 2005

Contagem regressiva para o Alfred 2005

A partir de setembro, quero propor discussões para a próxima edição do Alfred. Ainda está bem cedo, mas a idéia é justamente não deixar tudo para a última hora e definir algumas coisas, como novas categorias (há sempre novas propostas), se os indicados devem vir acompanhados por um top ten de melhores filmes, o que viabilizaria um top ten da liga (mas poderia ficar confuso e repetitivo para muita gente) e se deverá haver vagas para novos membros, além dos que já foram recentemente integrados ao grupo (no ano passado, surgiram alguns pedidos em cima da hora e eu terminei não os considerando porque seria uma confusão). A liga deve ter um número máximo fixo de integrantes? Eu acho que pode ser uma boa idéia. Bem, mas a discussão fica para depois, o que eu quero saber é se a consulta deve ser feita aqui pelo blogue, com respostas nos comments, ou se a discussão acontece por email e para o blogue só ficam as resoluções. E aí?

Uma grande dúvida, que também pode merecer votação por email: na lista de filmes aptos a concorrer ao Alfred, devem haver indicações de quem é protagonista e quem é coadjuvante em determinado filme? A dúvida é porque, muitas vezes, determinado ator ou atriz recebe votos nas categorias de principal e coadjuvante, o que atrapalha sua eleição, como Johnny Depp, por Piratas do Caribe, ou Emily Watson, por Embriagado de Amor. Como cada um tem sua opinião, acho que uma comissão de voluntários (cinco, talvez) poderia resolver o problema. Ou seria uma decisão ditatorial? Em todo caso, a lista de filmes aptos já vai conter dados inquestionáveis: se o roteiro é original ou adaptado, se o filme é de estréia ou se é brasileiro.

Ah, já tinha comentado no meu blogue, mas acho que vale lembrar: Duda Mendonça, o homem que ajudou a enterrar Lula, teve um voto para o Alfred de melhor ator coadjuvante por seu "papel" em Entreatos. Não tenho certeza de quem foi o votante. Seria preciso uma pesquisa, mas acredito que tenha sido a mesma pessoa que votou no próprio presidente como melhor ator. Em tempo, Maria Bethânia também mereceu um voto como melhor atriz. O filme era o relançado Os Doces Bárbaros. Esse eu sei que foi voto do Marcelo V.

Thursday, August 11, 2005

RANKING JULHO

Depois de uma discussão nos comentários, regras novas para o ranking. Entram apenas na lista principal os filmes que estão sendo lançados nos cinemas pela primeira vez neste ano, mas que tem data de lançamento original de até cinco anos atrás (o que evita a confusão de se um filme antigo chegou ou não aos cinemas brasileiros à época original de seu lançamento no país de origem). Estes últimos, oa antigos, ganham lista à parte. Lembrando ainda que, como de praxe, entram nas listas apenas os títulos que receberam o número mínimo de quatro votos (são vinte votantes convocados por mês). A seguir, a lista. Entre parênteses a média e o número de votos. Olha só quem terminou em primeiro!



1 (8,25) Terra dos Mortos, de George A. Romero (7 votos)
2 (7,88) A Fantástica Fábrica de Chocolate, de Tim Burton (17)
3 (7,80) Exílios, de Tony Gatlif (5 votos)
4 (7,66) Sin City, de Robert Rodriguez e Frank Miller (15 votos)
5 (6,88) Kung-fusão, de Stephen Chow (9 votos)
6 (6,50) Em Boa Companhia, de Paul Weitz (6 votos)
7 (6,12) Diabo a Quatro, de Alice de Andrade (4 votos)
8 (6,00) De Repente é Amor, de Nigel Cole (4 votos)
9 (5,50) Caiu do Céu, de Danny Boyle (8 votos)
10 (4,50) Provocação, de Tod Williams (5 votos)
11 (4,08) Herbie - Meu Fusca Turbinado, de Angela Robinson (6)
12 (3,80) Amaldiçoados, de Wes Craven (5 votos)
13 (3,59) Quarteto Fantástico, de Tim Story (10 votos)

filmes antigos (relançamentos ou filmes lançados pela primeira vez, mas com mais de cinco anos da data de lançamento original):

O Homem das Novidades, de Edward Sedgwick (média de 9,25; 6 votos)
O Pequeno Soldado, de Jean-Luc Godard (média de 8,50; 6 votos)
O Signo de Leão, de Eric Rohmer (média de 8,25; 4 votos)
Fome de Viver, de Tony Scott (média de 6,12; 8 votos)

filmes que receberam menos de quatro votos (e se tornaram inelegíveis): O Amigo de Minha Amiga (relançamento); As Aventuras de Sharkboy e Lavagirl; Camelos Também Choram; Diário de uma Louca; Eureka (relançamento); Filhote; Lua Negra (relançamento); Pokémon 4; Querido Frankie; Riding Giants e Tartarugas Podem Voar.

Last but not least, mandei por erro a relação com o filme A Vida Secreta dos Dentistas, que havia estreado oficialmente há alguns meses. Não o considerei para o ranking, mas as notas para ele estão listadas nas relações individuais.

voto a voto:

Ailton Monteiro (CE): Amaldiçoados (3), Em Boa Companhia (7,5), De Repente é Amor (5), A Fantástica Fábrica de Chocolate (7,5), Fome de Viver (7), Kung-Fusão (7), Quarteto Fantástico (6,5), Sin City (7).

Carlos Massari (SP): Em Boa Companhia (6), Exílios (7,5), A Fantástica Fábrica de Chocolate (6,5), Kung-Fusão (6,5), Quarteto Fantástico (2), Sin City (8).

Chico Fireman (BA): Amaldiçoados (1), As Aventuras de Sharkboy e Lavagirl (6), Caiu do Céu (6), Em Boa Companhia (6,5), De Repente é Amor (5), A Fantástica Fábrica de Chocolate (7,5), Fome de Viver (7), Herbie - Meu Fusca Turbinado (0), Kung-Fusão (6,5), Provocação (1), Quarteto Fantástico (3), Querido Frankie (6), Sin City (8,5), Tartarugas Podem Voar (7,5).

Christopher Pereira (SC): As Aventuras de Sharkboy e Lavagirl em 3-D (3), A Fantástica Fábrica de Chocolate (8,5), Herbie - Meu Fusca Turbinado (6,5), Quarteto Fantástico (0), Sin City (10).

Diego Maia (SP): Provocação (4,5), Amaldiçoados (4), As Aventuras de Sharkboy e Lavagirl em 3-D (5,5), Caiu do Céu (6), Em Boa Companhia (6,5), A Fantástica Fábrica de Chocolate (8), Herbie - Meu Fusca Turbinado (5), O Homem das Novidades (10), > Kung-Fusão (7,5), Quarteto Fantástico (4,5), Sin City (8).

Egídio La Pasta Junior (RJ): Caiu do Céu (5), De Repente é Amor (6,5), A Fantástica Fábrica de Chocolate (7), Fome de Viver (9), Herbie - Meu Fusca Turbinado (4), Provocação (6,5), Quarteto Fantástico (6), Sin City (8), Tartarugas Podem Voar (8), A Vida Secreta dos Dentistas (4,5).

Gabriel Carneiro (SP): Caiu do Céu (7), Camelos Também Choram (6), A Fantástica Fábrica de Chocolate (9), Fome de Viver (5), O Homem das Novidades (10), Kung-Fusão (7), Provocação (5,5), Querido Frankie (5,5), Sin City (6), Terra dos Mortos (7,5), A Vida Secreta dos Dentistas (8).

Guilherme Martins (SP): Amaldiçoados (7), Em Boa Companhia (8), De Repente é Amor (7,5), Exílios (8), A Fantástica Fábrica de Chocolate (7), Fome de Viver (4), O Pequeno Soldado (9,5), O Signo de Leão (9), Sin City (9), Terra dos Mortos (10).

Jan Barbosa (BA): Sin City (9), Provocação (5), Caiu do Céu (7).

Marcelo Miranda (MG): O Diabo a Quatro (7), A Fantástica Fábrica de Chocolate (9), Kung-Fusão (8), Quarteto Fantástico (3,5).

Marcelo V. (SP): A Fantástica Fábrica de Chocolate (7), O Homem das Novidades (8,5), Sin City (6) e Terra dos Mortos (7,5).

Marlonn DB (PR): A Fantástica Fábrica de Chocolate (7), Sin City (6).

Milton do Prado (CAN): A Fantástica Fábrica de Chocolate (9), Eureka (7), Fome de Viver (7), O Homem das Novidades (10), O Pequeno Soldado, de Jean-Luc Godard (7), Sin City (5), Terra dos Mortos (8).

Paulo Jr. (RS): A Fantástica Fábrica de Chocolate (8).

Peerre (RJ): O Amigo de Minha Amiga (9), Eureka (10), Exílios (8,5), A Fantástica Fábrica de Chocolate (9), O Pequeno Soldado (10), Quarteto Fantástico (5), O Signo de Leão (8,5), Terra dos Mortos (8).

Rodrigo Pierre (CE): Kung-Fusão (7,5), Sin City (9,5).

Sérgio Alpendre (SP): Caiu do Céu (5), Camelos Também Choram (8), Em Boa Companhia (4,5), O Diabo a Quatro (5), Eureka (10), Exílios (7), A Fantástica Fábrica de Chocolate (8,5), Fome de Viver (4), O Homem das Novidades (9,5), Kung-Fusão (6), Lua Negra (4), O Pequeno Soldado (10), Quarteto Fantástico (5), O Signo de Leão (8), Sin City (9), Terra dos Mortos (9,5).

Tiago Superoito (DF): Amaldiçoados (4), Caiu do Céu (6), O Diabo a Quatro (5), A Fantástica Fábrica de Chocolate (8,5), Fome de Viver (6), Herbie - Meu Fusca Turbinado (4), Kung-Fusão (6), O Pequeno Soldado (7), Quarteto Fantástico (2),
Riding Giants (5), Sin City (6), A Vida Secreta dos Dentistas (7).

Tobey, an Acer (SP): O Amigo de Minha Amiga (9), Caiu do Céu (2), O Diabo a Quatro (7,5), Exílios (8), A Fantástica Fábrica de Chocolate (7), Herbie - Meu Fusca Turbinado (5), O Homem das Novidades (7,5), Lua Negra (2,5), O Pequeno Soldado (7,5), Quarteto Fantástico (2), O Signo de Leão (7,5), Terra dos Mortos (7), A Vida Secreta dos Dentistas (5).

Monday, August 08, 2005

Atualizações nos blogues da liga (a partir de 4 de agosto)

Ailton Monteiro escreveu sobre Trama Macabra, do Hitchcock. André de Leones bateu o martelo sobre Coração Iluminado, do Babenco. O Moacir Gomes voltou no tempo pra falar sobre Soberba, do Welles. O Marcos A. Felipe analisou Ludwig, do Visconti.

O Peerre dedicou um texto a O Diabo Riu por Último, do John Huston. Camila Vieira evocou o Dogma 95 e também escreveu sobre O Castelo Animado, do Miyazaki.

O Marvin viu - e não gostou - de Um Filme Falado, de Manoel Oliveira. O Michel Simões escreveu sobre o iraninao Tartarugas Podem Voar. Milton do Prado fez uma revisão do cinema de Claude Chabrol.

A Fantástica Fábrica de Chocolate ganhou texto de Antonio Saints. O Henrique Miura escreveu sobre o novo Volta ao Mundo em 80 Dias. Sérgio Alpendre defendeu Sin City com garras e presas.

Eu fiz um texto sobre Caiu do Céu. O Christopher, sobre Melinda e Melinda. O Diego Maia e o Tiago Superoito caíram de pau sobre A Ilha.

Dúvida

A quantidade de relançamentos nos cinemas brasileiros aumenta a cada mês. Daí, surge a discussão: os filmes relançados devem ser incluídos no ranking do mês ou devem ser colocados numa lista à parte? É justo que um filme antigo, já com história, com uma certa "aura", entre na disputa pelo título de "filme do mês"?


 
online