Liga dos Blogues Cinematográficos

Wednesday, December 07, 2005

Estatutos da liga
Os membros e a paricipação


Desde que foi criada há dois anos, a Liga dos Blogues Cinematográficos viu seu quadro mudar muitas vezes. Novos membros surgem a cada ano e os blogues dos integrantes do grupo passam por uma série de transformações: uns são encerrados, outros mudam de endereço, alguns viram logs, outros ressurgem das cinzas. E alguns membros, mesmo tendo abandonado seus blogues, não deixaram de discutir cinema nos endereços dos colegas.

Nos quadros da liga, desde os primórdios, estão alguns dos pioneiros dos blogues de cinema do Brasil: Ailton Monteiro (CE), Egídio La Pasta Jr. (RJ), Antonio Saints (AL), Tobey, an Acer (SP), cujo blogue já foi e voltou, e Marcelo V. (SP). Blogues que ficaram famosos. Famosos como os do Peerre (RJ), Filipe Furtado (SP) e Sérgio Alpendre (SP), que também se integraram à liga. O Francis Vogner (SP), que já foi chamado algumas vezes para o grupo, disse que, desta vez, vota no Alfred. Um dos mais conhecidos blogueiros do país também integra nosso grupo: Alexandre Inagaki (SP).

Desde o início, cinéfilos de todo o Brasil participam do nosso grupo: Wallace Guedes (MG), Paulo Jr. (RS), Marvin (RJ), LeoN (RJ), Guilherme Martins (SP) e Gabriel Carneiro (SP). E depois vieram o Roger Kiihl (MT), Michel Simões (SP), Marcelo Miranda (MG), Rudá Lemos (RJ), LFM (SP) e Felipe Leal (PE). Membros das antigas encerraram seus endereços, mas continuam na liga: Carlos Massari (SP), Daniel Pilon (SP), o sumido Daniel The Walrus (SP), Ícaro (GO), Jan Barbosa (BA) e Rodrigo Azevedo (SP). Há o Marcos A. Felipe (RN), que encerrou o blogue e criou uma página onde a discussão se dá nos comentários.

Há os eternos sumidos que somente dão notícias de vez em quando: Samuel L. (MG), Moacir Gomes (RJ) e Karen Cunha (SP). E há aqueles que, mesmo sem falar exlusivamente sobre cinema, integram a liga há muito tempo: William Wilson (PR), Eugênia Rodrigues (RJ), Felipe Sudo (RJ), Teco Apple (RS), Tata Vasconcellos (SP), Fabrício K. (RS), Guilherme Lamenha (AL) e Fer Pontes (RS). Alguns meses atrás, uma nova eleição trouxe para o grupo os nomes de André de Leones (GO), Camila Vieira (CE), Ed (CE), Rodrigo Digão (CE) e Marlonn DB (PR). Nosso time internacional se resumia a Fer Guimarães Rosa (EUA), mas ganhou o reforço do Milton do Prado (Canadá) e do Takeo (Japão).

Nestes dois anos, muita gente mudou de endereço, como eu, Chico Fireman (BA), meu xará Chiko Guarnieri (SP) e o Mateus Nagime (RJ). Outros trocaram os blogues por logs (ou deram este formato aos seus blogues), como o Diego Maia (SP), Henrique Miura (SP), Guilherme Alves (RJ), Christopher Pereira (SC), e o nosso menino-prodígio Guga Valente (RJ). Além, claro, do nosso serial blog killer favorito de plantão, Tiago Superoito (DF).

Amanhã, vamos conhecer os novos membros do grupo, mas enquanto isso, vamos tentar organizar as coisas.

A Liga dos Blogues Cinematográficos surgiu no fim de 2003 com o objetivo de apontar os melhores do ano no cinema. O Alfred, o prêmio da liga, que em breve chegará a sua terceira edição, foi então a maior motivação para a criação do grupo. Mas, no decorrer destes dois anos de liga, começaram a surgir outras brincadeiras: o ranking do mês e os rankings especiais. A liga só existe por causa destas atividades, em função delas. Claro que os integrantes da liga não devem estar em função da liga, mas a participação é importante. Eu diria até que é essencial. Muitas vezes envolvidos em suas atividades pessoais, alguns integrantes terminam não participando das discussões, não votando nos rankings e nem no Alfred. E, em casos extremos, não respondem nem os emails o que deixa o contato unilateral e, por isso mesmo, inexistente. Fica difícil saber do real interesse em se participar do grupo. E estar dentro sem participar não tem razão.

Portanto, andei pensando muito e até tenho recebido algumas sugestões espontâneas de alguns membros da liga sobre a participação e cheguei a uma idéia de estatuto para os integrantes:

1 Os integrantes têm obrigação de votar no Alfred. Aqueles que não votarem serão automaticamente colocados numa lista de membros reserva e não receberão mais os emails convidando para participação em rankings e no próprio prêmio, além de eventuais outros eventos pensados pela liga. Isso somente muda quando o próprio integrante tomar a iniciativa de entrar em contato e manifestar interesse em voltar a votar. Caso isso não aconteça até um mês depois de definidos os vencedores do Alfred, o integrante receberá um email comunicando que vai ter seu nome retirado dos quadros da liga. Será a última chance de se manifestar e permanecer no quadro.

2 Vinte e cinco integrantes são convidados por mês para votar no ranking do período. Todos os integrantes são convidados a votar nos rankings especiais (recentemente tivemos o do primeiro semestre de 2005 e o dos anos 90, ainda em voga. A participação nestes rankings também é importante embora a cobrança não seja tão rígida como no Alfred. Portanto, quem não votar ou pelo menos avisar por email de que não pôde se manifestar em tempo hábil por três vezes (seja nos rankings mensais ou nos especiais) também terá o nome movido para a lista de membros reserva e deixará de receber os emails convidativos. Mais uma vez, isso somente muda quando o integrante se manifestar.

3 Os integrantes precisam comunicar a mudança de emails. O argumento de que o email foi trocado e por isso não houve participação somente será aceito se houver manifestação sobre essa troca de endereços.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home


 
online