Os melhores filmes do primeiro semestre de 2005
1 O Aviador, de Martin Scorsese.
35 votos
231 pontos
7 primeiros lugares
24 top five
nenhum voto como pior filme
Scorsese abusa da beleza dos planos quando o assunto é mostrar o retratado como o homem só, triste e doente que ele guardava para si. Todas as cenas na sala de projeção de Hughes são genialmente fotografadas.
2 Menina de Ouro, de Clint Eastwood.
34 votos
267 pontos
11 primeiros lugares
30 top five
2 votos como pior filme
O que é mais admirável é que Eastwood, um típico macho norte-americano, que surgiu para o mundo entre os pistoleiros dos western-spaghetti de Sergio Leone e o os policiais de Don Siegel, seja este diretor tão delicado.
3 Closer - Perto Demais, de Mike Nichols.
22 votos
155 pontos
3 primeiros lugares
19 top five
5 votos como pior filme
Mike Nichols leva aos extremos as relações entre dois homens e duas mulheres. Muita gente se identificou com o tema e o tratamento dado pelo texto e pelo cineasta. Natalie Portman, sedutora, ajudou bastante.
4 Sideways, de Alexander Payne.
18 votos
114 pontos
2 primeiros lugares
11 top five
1 voto como pior filme
A princípio, parece um exemplo típico do filme independente norte-americano que faz mais pose de que tem algo a dizer. Mas isso muda e Alexander Payne, mais uma vez, reflete sobre a solidão e a significação.
5 Mar Adentro, de Alejandro Amenábar.
18 votos
94 pontos
3 primeiros lugares
7 top five
1 voto como pior filme
Amenábar dribla as iscas do clichê e, em vez de fazer panfleto ou épico pessoal redentor, realizou um dos filmes mais bonitos do ano. O mais contraditório é que se trata de um filme sobre a morte que sabe bem como defender a vida.
6 Oldboy, de Park Chanwook.
17 votos
107 pontos
1 primeiro lugar
12 top five
2 votos como pior filme
É realmente uma história em quadrinhos adulta filmada. O virtuosismo (quase excessivo) de sua concepção visual e a vontade de ser definitivo atrapalham um pouco esse caminho, mas o filme é uma belezinha.
7 O Clã das Adagas Voadoras, de Zhang Yimou.
17 votos
87 pontos
nenhum primeiro lugar
6 top five
3 votos como pior filme
A preocupação com o arrebatamento visual permanece em alta, mas aparece de forma mais discreta. O clima grandioso é trocado por uma história de amor clássica, bem mais simples, muito mais bem resolvida.
8 Um Filme Falado, de Manoel de Oliveira.
14 votos
120 pontos
5 primeiros lugares
13 top five
nenhum voto como pior filme
Com o perdão da palavra, o mundo anda mesmo por caminhos bem tortuosos. Oliveira cobra entendimento entre as pessoas, entre os povos, entre as diferenças. Talvez seja por isso que seu filme tenha um final tão chocante.
9 Nossa Música, de Jean-Luc Godard.
12 votos
86 pontos
2 primeiros lugares
10 top five
2 votos como pior filme
Godard parece entender que o mundo ainda está em formação. As batalhas de outras épocas são reprisadas através dos séculos e, hoje, as pessoas ainda são reféns de sua história de sangue.
10 Herói, de Zhang Yimou.
12 votos
71 pontos
nenhum primeiro lugar
8 top five
2 votos como pior filme
Zhang Yimou se empenhou como poucos em criar um filme de imenso arrebatamento visual. E se apóia nele para contar, a la Rashomon, sua versão da fundanção de um país a partir do sacrifício de vários povos.
11 Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith, de George Lucas.
12 votos
63 pontos
2 primeiros lugares
6 top five
1 voto como pior filme
Um incontestável mérito do filme é o de trabalhar com inteligência a partir do óbvio. Nada é tão fácil. Todas as decisões têm prismas diversos. E os jedis não são tão perfeitos assim. Lucas faz heróis falíveis. E isso encanta.
12 The Brown Bunny, de Vincent Gallo.
11 votos
83 pontos
3 primeiros lugares
7 top five
2 votos como pior filme
Um filme massacrado quando estreou há dois anos em Cannes ganhou muitos defensores aqui por estas bandas. A viagem pessoal de Vincent Gallo às vezes se utiliza do explícito como forma de expressão.
13 Guerra dos Mundos, de Steven Spielberg.
11 votos
70 pontos
2 primeiros lugares
6 top five
4 votos como pior filme
Um filme que não trata muito bem os Estados Unidos. Não há redenção, ninguém salva ninguém, o fim da história não passa pelo militarismo norte-americano. Todos somos alvo em potencial. As coisas não são tão simples assim.
14 Batman Begins, de Christopher Nolan.
11 votos
56 pontos
nenhum primeiro lugar
5 top five
nenhum voto como pior filme
É extremamente feliz a idéia de estruturar o roteiro a partir do medo. Isso pontua todo o filme, contamina desde o tratamento dado a Bruce Wayne até as personagens que o cercam. O elenco está cheio de acertos.
15 Jogos Mortais, de James Wan.
11 votos
43 pontos
nenhum primeiro lugar
1 top five
8 votos como pior filme
A fixação norte-americana pelas mentes doentes conquistou muitos admiradores que enxergam neste filme, que tem por sua base as formas mais grotescas de violência, uma reinvenção do cinema de terror/suspense.
16 Ninguém Pode Saber, de Hirokazu Kore-eda.
10 votos
66 pontos
2 primeiros lugares
7 top five
1 voto como pior filme
Seu filme-denúncia denuncia sem explosão. É a rotina do abandono que provoca reações. É a falta de eventos que incomoda. É não ter um ator-mirim-gênio que mostra que aquilo ali está mais perto do possível.
17 Bom Dia, Noite, de Marco Bellochio.
10 votos
61 pontos
nenhum primeiro lugar
7 top five
nenhum voto como pior filme
Marco Bellocchio ficciona fatos reais para investigar o caso do seqüestro do chefe de governo italiano Aldo Moro e assim poder versar sobre os limites entre utopia, crença e fanatismo.
18 Reencarnação, de Jonathan Glazer.
10 votos
39 pontos
nenhum primeiro lugar
2 top five
nenhum voto como pior filme
Um filme estranho porque não faz força para explicar seu próprio mistério e porque se dedica a trabalhar com suas repercussões. A construção visual é belíssima: tudo meio artificial. Tudo muito interessante por ser artificial.
19 A Vida Marinha com Steve Zissou, de Wes Anderson.
9 votos
62 pontos
nenhum primeiros lugar
7 top five
nenhum voto como pior filme
Mais um filme-família de Wes Anderson, mais uma família esfacelada, mais um elenco excepcional. Mais uma vez, o recurso da artificalização do ambiente para criar um universo particular. Um autor em formação.
20 A Queda! As Últimas Horas de Hitler, de Olivier Hirschbiegel.
9 votos
51 pontos
1 primeiro lugar
5 top five
nenhum voto como pior filme
Não retratar Hitler como apenas mais um vilão é uma decisão corajosa e acertada. Ganz preenche tantas lacunas, está tão integrado a todos os prismas por onde o führer pode ser visto que provoca até alguma identificação.
making off
Menina de Ouro liderou desde quase o começo até o penúltimo voto quando O Aviador, que perdia por pontos, recebeu um voto a mais. Parece até injusto se olharmos o número de pontos e de primeiros lugares dos dois filmes, mas valeu a voz da maioria. Além de Scorsese e Eastwood, grandes nomes aparecem na lista, como Godard, Oliveira, Spielberg, Lucas e Bellochio, mas foi Zhang Yimou quem conseguiu emplacar dois filmes nos dez mais votados.
Melinda e Melinda, de Woody Allen, teve o mesmo número de votos dos dois últimos colocados, mas fez dez pontos a menos que A Queda!. Apesar de muitos filmes terem recebidos citações nas duas listas, apenas Jogos Mortais, de James Wan, tem tantos admiradores quanto detratores e conseguiu vagas em ambas. Uma coisa deve ser levada em conta: muitos filmes só estrearam no circuito Rio-São Paulo e pouco mais além disso, portanto, alguns títulos que poderiam ter mais votos sofreram pela má distribuição, caso de vários desta lista.
Seguindo a contagem de pontos - ou seja, os valores obtidos de acordo com a posição de cada filme nas listas enviadas (e ignorando o número de votos), os dez mais seriam:
1 Menina de Ouro, de Clint Eastwood (267 pontos)
2 O Aviador, de Martin Scorsese (235)
3 Closer - Perto Demais, de Mike Nichols (155)
4 Um Filme Falado, de Manoel de Oliveira (120)
5 Sideways, de Alexander Payne (114)
6 Oldboy, de Park Chanwook (107)
7 Mar Adentro, de Alejandro Amenábar (94)
8 O Clã das Adagas Voadoras, de Zhang Yimou (87)
9 Nossa Música, de Jean-Luc Godard (86)
10 The Brown Bunny, de Vincent Gallo (83)
Os filmes que mais foram apontados isoladamente como melhor do ano foram:
1 Menina de Ouro, de Clint Eastwood (11 poles)
2 O Aviador, de Martin Scorsese (7)
3 Um Filme Falado, de Manoel de Oliveira (5)
4 Closer - Perto Demais, de Mike Nichols (3)
4 Mar Adentro, de Alejandro Amenábar (3)
4 The Brown Bunny, de Vincent Gallo (3)
E, por fim, uma avaliação interessante: no Alfred, o prêmio de melhores do ano da liga, os integrantes escolhem cinco indicados em cada categoria, inclusive melhor filme. Levando em consideração apenas os cinco primeiros lugares de cada lista, hoje, os indicados para o Alfred de melhor filme seriam:
1 Menina de Ouro, de Clint Eastwood (30 votos)
2 O Aviador, de Martin Scorsese (24)
3 Closer - Perto Demais, de Mike Nichols (19)
4 Um Filme Falado, de Manoel de Oliveira (13)
5 Oldboy, de Park Chanwook (12)
Os integrantes da liga que mais conseguiram emplacar títulos entre os dez melhores filmes do semestre foram Carlos Massari (de novo!) e Henrique Miura, que colaboraram na eleição de sete dos melhores títulos do período.
Uma tabela com os votos de todos os integrantes da liga que compareceram às urnas vai ser enviada por email depois desta postagem.
231 pontos
7 primeiros lugares
24 top five
nenhum voto como pior filme
Scorsese abusa da beleza dos planos quando o assunto é mostrar o retratado como o homem só, triste e doente que ele guardava para si. Todas as cenas na sala de projeção de Hughes são genialmente fotografadas.
267 pontos
11 primeiros lugares
30 top five
2 votos como pior filme
O que é mais admirável é que Eastwood, um típico macho norte-americano, que surgiu para o mundo entre os pistoleiros dos western-spaghetti de Sergio Leone e o os policiais de Don Siegel, seja este diretor tão delicado.
155 pontos
3 primeiros lugares
19 top five
5 votos como pior filme
Mike Nichols leva aos extremos as relações entre dois homens e duas mulheres. Muita gente se identificou com o tema e o tratamento dado pelo texto e pelo cineasta. Natalie Portman, sedutora, ajudou bastante.
114 pontos
2 primeiros lugares
11 top five
1 voto como pior filme
A princípio, parece um exemplo típico do filme independente norte-americano que faz mais pose de que tem algo a dizer. Mas isso muda e Alexander Payne, mais uma vez, reflete sobre a solidão e a significação.
94 pontos
3 primeiros lugares
7 top five
1 voto como pior filme
Amenábar dribla as iscas do clichê e, em vez de fazer panfleto ou épico pessoal redentor, realizou um dos filmes mais bonitos do ano. O mais contraditório é que se trata de um filme sobre a morte que sabe bem como defender a vida.
107 pontos
1 primeiro lugar
12 top five
2 votos como pior filme
É realmente uma história em quadrinhos adulta filmada. O virtuosismo (quase excessivo) de sua concepção visual e a vontade de ser definitivo atrapalham um pouco esse caminho, mas o filme é uma belezinha.
87 pontos
nenhum primeiro lugar
6 top five
3 votos como pior filme
A preocupação com o arrebatamento visual permanece em alta, mas aparece de forma mais discreta. O clima grandioso é trocado por uma história de amor clássica, bem mais simples, muito mais bem resolvida.
120 pontos
5 primeiros lugares
13 top five
nenhum voto como pior filme
Com o perdão da palavra, o mundo anda mesmo por caminhos bem tortuosos. Oliveira cobra entendimento entre as pessoas, entre os povos, entre as diferenças. Talvez seja por isso que seu filme tenha um final tão chocante.
86 pontos
2 primeiros lugares
10 top five
2 votos como pior filme
Godard parece entender que o mundo ainda está em formação. As batalhas de outras épocas são reprisadas através dos séculos e, hoje, as pessoas ainda são reféns de sua história de sangue.
71 pontos
nenhum primeiro lugar
8 top five
2 votos como pior filme
Zhang Yimou se empenhou como poucos em criar um filme de imenso arrebatamento visual. E se apóia nele para contar, a la Rashomon, sua versão da fundanção de um país a partir do sacrifício de vários povos.
63 pontos
2 primeiros lugares
6 top five
1 voto como pior filme
Um incontestável mérito do filme é o de trabalhar com inteligência a partir do óbvio. Nada é tão fácil. Todas as decisões têm prismas diversos. E os jedis não são tão perfeitos assim. Lucas faz heróis falíveis. E isso encanta.
83 pontos
3 primeiros lugares
7 top five
2 votos como pior filme
Um filme massacrado quando estreou há dois anos em Cannes ganhou muitos defensores aqui por estas bandas. A viagem pessoal de Vincent Gallo às vezes se utiliza do explícito como forma de expressão.
70 pontos
2 primeiros lugares
6 top five
4 votos como pior filme
Um filme que não trata muito bem os Estados Unidos. Não há redenção, ninguém salva ninguém, o fim da história não passa pelo militarismo norte-americano. Todos somos alvo em potencial. As coisas não são tão simples assim.
56 pontos
nenhum primeiro lugar
5 top five
nenhum voto como pior filme
É extremamente feliz a idéia de estruturar o roteiro a partir do medo. Isso pontua todo o filme, contamina desde o tratamento dado a Bruce Wayne até as personagens que o cercam. O elenco está cheio de acertos.
43 pontos
nenhum primeiro lugar
1 top five
8 votos como pior filme
A fixação norte-americana pelas mentes doentes conquistou muitos admiradores que enxergam neste filme, que tem por sua base as formas mais grotescas de violência, uma reinvenção do cinema de terror/suspense.
66 pontos
2 primeiros lugares
7 top five
1 voto como pior filme
Seu filme-denúncia denuncia sem explosão. É a rotina do abandono que provoca reações. É a falta de eventos que incomoda. É não ter um ator-mirim-gênio que mostra que aquilo ali está mais perto do possível.
61 pontos
nenhum primeiro lugar
7 top five
nenhum voto como pior filme
Marco Bellocchio ficciona fatos reais para investigar o caso do seqüestro do chefe de governo italiano Aldo Moro e assim poder versar sobre os limites entre utopia, crença e fanatismo.
39 pontos
nenhum primeiro lugar
2 top five
nenhum voto como pior filme
Um filme estranho porque não faz força para explicar seu próprio mistério e porque se dedica a trabalhar com suas repercussões. A construção visual é belíssima: tudo meio artificial. Tudo muito interessante por ser artificial.
62 pontos
nenhum primeiros lugar
7 top five
nenhum voto como pior filme
Mais um filme-família de Wes Anderson, mais uma família esfacelada, mais um elenco excepcional. Mais uma vez, o recurso da artificalização do ambiente para criar um universo particular. Um autor em formação.
51 pontos
1 primeiro lugar
5 top five
nenhum voto como pior filme
Não retratar Hitler como apenas mais um vilão é uma decisão corajosa e acertada. Ganz preenche tantas lacunas, está tão integrado a todos os prismas por onde o führer pode ser visto que provoca até alguma identificação.
making off
Menina de Ouro liderou desde quase o começo até o penúltimo voto quando O Aviador, que perdia por pontos, recebeu um voto a mais. Parece até injusto se olharmos o número de pontos e de primeiros lugares dos dois filmes, mas valeu a voz da maioria. Além de Scorsese e Eastwood, grandes nomes aparecem na lista, como Godard, Oliveira, Spielberg, Lucas e Bellochio, mas foi Zhang Yimou quem conseguiu emplacar dois filmes nos dez mais votados.
Melinda e Melinda, de Woody Allen, teve o mesmo número de votos dos dois últimos colocados, mas fez dez pontos a menos que A Queda!. Apesar de muitos filmes terem recebidos citações nas duas listas, apenas Jogos Mortais, de James Wan, tem tantos admiradores quanto detratores e conseguiu vagas em ambas. Uma coisa deve ser levada em conta: muitos filmes só estrearam no circuito Rio-São Paulo e pouco mais além disso, portanto, alguns títulos que poderiam ter mais votos sofreram pela má distribuição, caso de vários desta lista.
Seguindo a contagem de pontos - ou seja, os valores obtidos de acordo com a posição de cada filme nas listas enviadas (e ignorando o número de votos), os dez mais seriam:
1 Menina de Ouro, de Clint Eastwood (267 pontos)
2 O Aviador, de Martin Scorsese (235)
3 Closer - Perto Demais, de Mike Nichols (155)
4 Um Filme Falado, de Manoel de Oliveira (120)
5 Sideways, de Alexander Payne (114)
6 Oldboy, de Park Chanwook (107)
7 Mar Adentro, de Alejandro Amenábar (94)
8 O Clã das Adagas Voadoras, de Zhang Yimou (87)
9 Nossa Música, de Jean-Luc Godard (86)
10 The Brown Bunny, de Vincent Gallo (83)
Os filmes que mais foram apontados isoladamente como melhor do ano foram:
1 Menina de Ouro, de Clint Eastwood (11 poles)
2 O Aviador, de Martin Scorsese (7)
3 Um Filme Falado, de Manoel de Oliveira (5)
4 Closer - Perto Demais, de Mike Nichols (3)
4 Mar Adentro, de Alejandro Amenábar (3)
4 The Brown Bunny, de Vincent Gallo (3)
E, por fim, uma avaliação interessante: no Alfred, o prêmio de melhores do ano da liga, os integrantes escolhem cinco indicados em cada categoria, inclusive melhor filme. Levando em consideração apenas os cinco primeiros lugares de cada lista, hoje, os indicados para o Alfred de melhor filme seriam:
1 Menina de Ouro, de Clint Eastwood (30 votos)
2 O Aviador, de Martin Scorsese (24)
3 Closer - Perto Demais, de Mike Nichols (19)
4 Um Filme Falado, de Manoel de Oliveira (13)
5 Oldboy, de Park Chanwook (12)
Os integrantes da liga que mais conseguiram emplacar títulos entre os dez melhores filmes do semestre foram Carlos Massari (de novo!) e Henrique Miura, que colaboraram na eleição de sete dos melhores títulos do período.
Uma tabela com os votos de todos os integrantes da liga que compareceram às urnas vai ser enviada por email depois desta postagem.
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