Liga dos Blogues Cinematográficos

Saturday, December 17, 2005

Ranking dos anos 90 - Top Ten




Tempo de Violência - Pulp Fiction
Pulp Fiction, 1994
Quentin Tarantino
24 votos
397 pontos
5 poles
15 pódiuns





Os Bons Companheiros
Goodfellas, 1990
Martin Scorsese
21 votos
258 pontos
1 pole
6 pódiuns





Magnólia
Magnolia, 1999
Paul Thomas Anderson
19 votos
329 pontos
9 poles
13 pódiuns





Antes do Amanhecer
Before Sunrise, 1994
Richard Linklater
19 votos
257 pontos
1 pole
4 pódiuns





Os Imperdoáveis
Unforgiven, 1992
Clint Eastwood
18 votos
219 pontos
1 pole
3 pódiuns





Cães de Aluguel
Reservoir Dogs, 1992
Quentin Tarantino
16 votos
184 pontos
0 poles
1 pódium





Clube da Luta
Fight Club, 1999
David Fincher
15 votos
204 pontos
3 poles
5 pódiuns





Tudo Sobre Minha Mãe
Todo Sobre Mi Madre, 1999
Pedro Almodóvar
15 votos
182 pontos
0 poles
2 pódiuns





O Silêncio dos Inocentes
The Silence of the Lambs, 1991
Jonathan Demme
15 votos
181 pontos
1 pole
1 pódium




10º
Beleza Americana
American Beauty, 1999
Sam Mendes
12 votos
141 pontos
0 poles
1 pódium


Critérios: número de votos, seguido dos pontos obtidos das colocações nas listas. As poles são os primeiros lugares e os pódiuns são equivalentes aos três primeiros lugares de cada lista. Quarenta e três integrantes votaram.

73 Comments:

  • essa liga é previsivel... mas nada a reclamar, Pulp Fiction estava no topo da minha lista também.

    By Anonymous Anonymous, at Sat Dec 17, 08:35:00 PM  

  • Da minha também. Mas as posições de Ed Wood e A Fraternidade é Vermelha são decepcionantes. E a lista tem boas surpresas, tipo Gosto de Cereja, Hana Bi e Os Amantes do Círculo Polar.

    By Anonymous Anonymous, at Sat Dec 17, 08:40:00 PM  

  • Pilon, 43 pessoas votaram, é completamente normal que os filmes mais conhecidos ou lembrados estejam representados.

    "Pulp Fiction" tb foi meu primeiro lugar.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at Sat Dec 17, 08:42:00 PM  

  • eu sei, só estava sendo chato de propósito, hehe.

    e lembrando de algo que faltou: Violência Gratuita. tsc, tsc...

    By Anonymous Anonymous, at Sat Dec 17, 08:47:00 PM  

  • E, putz, A Salvo, Princesa Mononoke, Almas Gêmeas, Segredos e Mentiras...

    Mas ok!

    By Anonymous Anonymous, at Sat Dec 17, 08:49:00 PM  

  • é, ficou previsivel, mas ok.

    By Blogger Rudá Lemos, at Sat Dec 17, 08:51:00 PM  

  • Violência Gratuita teve 5 votos. A Salvo, 3. Mononoke, 2. Almas Gêmeas, 5. Segredos e Mentiras, 2.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at Sat Dec 17, 08:52:00 PM  

  • Mononoke até entendo, nem foi lançado no Brasil.

    By Anonymous Anonymous, at Sat Dec 17, 08:54:00 PM  

  • Legal 2 votos meus no Top 30. Mas eu consegui colocar um no Top 5 o queeu não esperava. E eu errei nas minhas previsões de que alem da dobradinha Pulp Fiction/Goodfellas, Ca~es de Aluguel também entraria no Top 5 e Scorsese ia ter Cassino mencionado.

    By Anonymous Anonymous, at Sat Dec 17, 11:37:00 PM  

  • É bastante decepcionante ver 9 filmes norte-maericanos numa lista de Top 10 dos anos 90... Não acho que Silêncio dos Inocentes merecia tampouco Beleza Americana...

    By Blogger Camila Vieira, at Sun Dec 18, 03:52:00 AM  

  • Nada pior do que CLUBE DA LUTA aí.

    By Anonymous Anonymous, at Sun Dec 18, 05:26:00 AM  

  • Uau... Magnólia foi melhor do que eu esperava. Achei que Short Cuts, de repente fosse entrar na lista também.

    By Anonymous Anonymous, at Sun Dec 18, 06:01:00 AM  

  • Que que tem Camila? Filme é filme, idependente do país.

    By Anonymous Anonymous, at Sun Dec 18, 06:22:00 AM  

  • 9 filmes de 99 na lista... melhor ano da década...

    Enfim, foi muito dificil botar só 20 filmes... agora, a proxima decada (80) vai ser mto mais fácil... um monte de Allen, Era uma Vez na America, Fanny, Missing, Pixote, mais uns 10 e pronto.

    By Anonymous Anonymous, at Sun Dec 18, 06:52:00 AM  

  • 99 fez sucesso na lista, Mateus. Acho que os próximos rankings de década devem ter apenas 10 filmes.

    Não gosto de concordar com anônimos, mas desta vez vou ter que. Camila, não vejo problema em ter muitos filmes norte-americanos. A quantidade maior de filmes lançada no Brasil é dos Estados Unidos. Tem muita coisa ruim e muita coisa boa.

    Eu sinceramente tb achei que veria "Short Cuts", Teco, mas pouca gente votou nele. Já "O Jogador" seguiu durante os primeiros dias no Top 10 e foi caindo até parar onde parou.

    Henrique, eu não tinha a menor dúvida de que "Clube da Luta" seria Top 10.

    Filipe, outros filmes em que você votou tiveram votação representativa mesmo tendo distribuição limitada. Também não imaginava que "Os Imperdoáveis" fosse tão bem. Durante um bom tempo, ele foi o segundo colocado.

    De uma maneira geral, a lista foi extremamente pop, como a liga provavelmente é.

    Vou ver se mando hoje à noite um arquivo em Excel para os votantes com os votos de cada um. A única coisa que quero pedir é que todo mundo respeite o gosto do colega. Impor seus preferidos detratando os dos outros é falta de educação.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at Sun Dec 18, 07:06:00 AM  

  • Me surpreendi com o resultado de Os Imperdoáveis, os 3 primeiros foram meu top 4. Só faltou Cassino nos 30.

    By Anonymous Anonymous, at Sun Dec 18, 07:16:00 AM  

  • Legal, gostei da lista. Obviamente várias ausências serão sentidas por cada um dos integrantes.

    Mas a ausência mais notável acho que foi a lista não ter nenhum filme dos Irmãos Coen, achava que ao menos Fargo ia entrar fácil.

    Da minha lista 10 filmes entraram no top30, e Gosto de Cereja foi uma surpresa que não achava que iria conseguir. E Magnólia e Antes do Amanhecer foram muito bem, mesmo.

    By Blogger Christopher Faust, at Sun Dec 18, 07:28:00 AM  

  • Não acho que tenha muito cinema americano na lista. Até porque, pelo que eu conversei com as pessoas, todo mundo tentou equilibrar bem cinema americano e de outras nacionalidades na listagem dos 20. O que ocorreu é que muitas pessoas votaram em peso em alguns determinados títulos e em outros, a seleção ficou mais pulverizada. Aposto que se o Chico colocasse os filmes que tiveram de 1 a 6 votos, teríamos muitas surpresas. Contudo, seis votos é pouco num contexto de 43 votantes, embora não seja um resultado inexpressivo.

    By Anonymous Anonymous, at Sun Dec 18, 07:49:00 AM  

  • Minhas sugestões para as votações das próximas décadas:

    1- manter o número 20. Eu pelo menos vou ter mais dificuldades em escolher os das décadas de 60-70-80 que os de 90.

    2- fazer a votação em duas rodadas. Na primeira, consideram-se os 40 filmes mais votados (ou 50, sei lá). Dá-se mais duas semanas, neguinho corre atrás de alguns filmes que não viu e vota-se de novo. A primeira rodada também não precisa esperar tanto (mas é melhor depois do Alfred, claro).

    3- Inverter os critérios: primeiro número de pontos, depois votos. Não tenho tanta certeza disso, mas acho engraçado ver Gosto de Cereja com 97 pontos atrás de Sexto Sentido com 40. Na verdade, o ideal era uma fórmula matemática que combinasse os dois critérios. Algo como (NÚMERO DE VOTOS X 10) + PONTOS = PONTUAÇÃO TOTAL FINAL.

    4- Cada filme dos 20 primeiros lugares mereceria um texto, escrito por alguém que o colocou entre os 20 primeiros. Texto curto, 3 parágrafos, digamos. A cada semana, um dos textos seria publidado no blog da lista. A princípio, uma pessoa não poderia escrever mais de um texto, mas talvez isso seja inevitável. O Chico poderia fazer a distribuição, mas isso teria que ser feito com os 20 ao mesmo tempo, mas tentar ser justo. Se quiser, o Chico convoca uma comissão para ajudar a fazer a distribuição.

    5- Pensar numa lista por década para filmes brasileiros. Talvez com um número de 10.

    By Anonymous Anonymous, at Sun Dec 18, 08:20:00 AM  

  • Pra completar:

    - Chico, parabéns pela empreitada.

    - meu top 20 já está no www.olhodehochelaga.zip.net

    By Anonymous Anonymous, at Sun Dec 18, 08:40:00 AM  

  • "Sonhos" estaria entre os 35.

    Milton, valeu. Não dá pra responder seu pequeno comment agora, mas podemos pensar. Um rankings dos anos 80 só será possível depois do Alfred. Mas uma coisa eu já defendo: o critério do número de votos acima do número de pontos. O número de votos leva em consideração as citações do filme. Quantas pessoas votaram em cada filme. Ou seja, representatividade. O número de pontos, usado para desempates, poderia privilegiar filmes vistos por menos votantes, o que não deixaria a lista um espelho de seu conjunto de eleitores.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at Sun Dec 18, 09:45:00 AM  

  • Maravilha ver Goodfellas, Pulp Fiction e Magnólia no TOP 3, mas Festa de Família e LA Confidential ficaram muito atrás...

    By Anonymous Anonymous, at Sun Dec 18, 10:22:00 AM  

  • Fiquei surpreso ao ver como ANTES DO AMANHECER é querido entre a maior parte dos cinéfilos da Liga. Publiquei minha lista no meu blog também.

    By Blogger Ailton Monteiro, at Sun Dec 18, 10:35:00 AM  

  • Listas, listas, listas...Tão previsiveis e tão imprevisiveis ao mesmo tempo...Vendo a relação da liga, me ocorreu que esqueci de votar em Shorts Cuts e Booghie Nights...Mas também a liga esnobou "Toy Story" e "Jurassic Park", dois marcos do cinema digital...Estamos quites!

    By Anonymous Anonymous, at Sun Dec 18, 10:56:00 AM  

  • COncordo com o Chico: também me dói críticas a presença (ou falta) de alguns filmes quando isto parece questionar os motivos que levaram as pessoas a votar em determinadas produções.

    Filmes que votei apareceram e filmes que não votei também. O resultado achei lindo.

    By Blogger roger, at Sun Dec 18, 11:20:00 AM  

  • Sendo a lista pessoal, os motivos também são... eu acho que não entendi muito bem, Chico. Porque achei que a votação fosse pessoal, de acordo com a memória cinematográfica e afetiva.

    Minha dúvida é porque o meu pessoal não combina tanto com a crítica, com os textos sobre o cinema, com a história, etc e tal. E justamente por ser pessoal. Quando parei para listar, não fui por diretores só para que eles estivesse na lista. Fui pela memória, pela lembrança. Alguns filmes lembrados realmente significaram. Outros nem tanto. Alguns jamais entrariam em qualquer lista. O que para mim, não importou nem um pouco...

    Enfim, tenho que repensar quando eu participar de outra votação. Se a votação é pessoal, eliminar filmes de bons diretores, é estar de acordo com a Liga? Qual o critério? Sou ator e não sou especialista na sétima arte. Nem jornalista. Nem crítico. Então o critério que vou usar nas votações, sempre será o afetivo, o que a memória resgatar.

    De qualquer maneira, muitos dos filmes do top 30 estavam na minha lista. Agora é esperar o Alfred...

    By Anonymous Anonymous, at Sun Dec 18, 11:37:00 AM  

  • Essa sugestão do Milton de fazer a votação em duas rodadas é maravilhosa. Aí, sim, eu conseguiria votar...

    O problema dessa votação foi justamente a quantidade imensa de competidores, muitos filmes ótimos com certeza foram prejudicados pela falta de lembrança (eu mesmo teria me esquecido de muitos que entraram, merecidamente) ou por nunca terem sido vistos. É óbvios que somente filmes com expressão no mínimo planetária entrariam na lista.

    Os grandes furos deste top 10 são "Beleza Americana" e, especialmente, "Clube da Luta". Tenho minhas dúvidas se "Carne Trêmula" não é melhor do que "Tudo sobre minha Mãe", se "Boogie Nights" não é melhor do que "Magnolia" e se "Cassino" não é melhor do que "Goodfellas" (precisaria rever os filmes para tirar a teima). Mas não tenho dúvidas de que "Jackie Brown" é melhor do que "Pulp Fiction".

    Uma pena que "A Bruxa de Blair", o filme mais revolucionário da década, não entrou. Provavelmente teria sido a minha "pole".

    By Blogger Marcelo V., at Sun Dec 18, 12:22:00 PM  

  • Eu não gosto muito da idéia de duas rodadas, mas é mais por temer que os votos se partidarizem em filmes na segunda rodada, pra ajudar cineastas especifícos e afins...

    Também queria que seguissem 20. De 50 pra frente acho tranqüilo fazer 20 ainda, vai ter sempre coisas fatais a serem cortadas (como tive de fazer com alguns nesta).

    Concordo com certeza com o Chico sobre não preferir pontos à citações. Mas acho a idéia do Milton de se criar uma fórmula muito boa, isso equilibraria um pouco mais tudo, afinal também é um mérito importante na votação receber posições frontais. Especialmente com 20 filmes sendo votados, o que é diferente de 10 onde tudo fica muuuito próximo. Sou a favor de se pensar nisso um pouco mais.

    By Blogger Guilherme Martins, at Sun Dec 18, 01:05:00 PM  

  • Concordo com o Guilherme e o Milton, no que se refere à pontuação e citação dos filmes para a próxima votação.

    By Blogger Ailton Monteiro, at Sun Dec 18, 01:40:00 PM  

  • É... entrei na liga há pouco e não tive tempo de fazer a lista, mas creio que a minha ficaria um tanto diferente no quesito posições do que essa ficou. Enfim, isso já era óbvio.

    By Anonymous Anonymous, at Sun Dec 18, 02:27:00 PM  

  • Espera um pouco aí: Mulholland Drive não é dessa década, ou simplesmente não conseguiu entrar?!?!? Poxa! Tá certo que Lynch está representado, mas esse era um nome que eu esperaria ver na lista. Fazer o quê, a vida é assim!

    By Anonymous Anonymous, at Sun Dec 18, 05:16:00 PM  

  • CIDADE DOS SONHOS é de 2001. E um dos melhores filmes de todos os tempos.

    By Blogger Ailton Monteiro, at Sun Dec 18, 05:34:00 PM  

  • Felipe Leal:

    achei previsível também, mas em geral uma boa lista. tirando forrest gump, matrix [que acho bom, mas exagerado nessa posição], cães de aluguel em espaço tão valorizado e história real.

    uma pena FOGO CONTRA FOGO, minha pole não ter entrado nem entre os 30. e Festen ter ficado tão abaixo.

    mas no geral ficou ótimo.

    By Anonymous Anonymous, at Sun Dec 18, 05:40:00 PM  

  • Quanta burrice, é verdade. Mas eu ao menos me lembrei de perguntar se não era dessa década. Bom, o resto da lista está ok.

    By Anonymous Anonymous, at Sun Dec 18, 05:42:00 PM  

  • Ailton, no começo, "Antes do Amanhecer" chegou a aparecer na liderança...

    Marfil, a liga não esnobou nada: os dois filmes receberam votos, só não foram votos em número suficiente.

    Junior, a lista é pessoal mesmo. São os favoritos de cada um. Claro que há critérios e critérios, mas o geral - e que foi pedido - é que se apontasse os seus 20 filmes favoritos.

    Marcelo, "furo" é bem questionável. O que serve para um nem sempre serve para outro, enfim... Agora, concordo com vc sobre a vocação "planetária" desta lista. Acho sem sentido cobrar que filmes menos acessíveis estivessem nos 30 ou em posições melhores. Acho que, nesse sentido, é imensamente gratificante ver o ótimo filme do Julio Medem entre os escolhidos, por exemplo. Ou dar de cara com "Hana-Bi" e "Gosto de Cereja" na lista.

    A sugestão de que os próximos rankings de décadas tenham duas fases vai ser colocada em votação em breve, mas desde já digo que é impossível colocar os pontos na frente dos votos. Primeiro, descaracterizaria completamente o caráter "democrático" de "os mais votados ganham". Acho muito injusto. Segundo, esse o processo do Alfred: primeiro os votos, depois os pontos. Há dois anos é assim, não dá para mudar. Pelo que entendi, a idéia da fórmula terminaria privilegiando quem teve mais pontos e menos votos, acho que dá no mesmo e terminaria ganhando quem não "ganhou".

    By Blogger CHICO FIREMAN, at Sun Dec 18, 05:58:00 PM  

  • Uma alternativa é usar um formato onde se pontue de 30 a 11 de forma que se valorize bastante o numero de votos, mas ao mesmo tempo valoriza-se os filmes que estiveram sempre mais proximo do top da listas.

    Tem filmes ai que eu não gosto nem um pouco (Beleza Americana, Clube da Luta), mas isso não me incomoda, estranho seria se eu curtisse tudo. Eu sempre acho que nessas horas as listas individuais e suas idiossicrasias são sempre mais interessantes que as listas gerais que acabam sempre tendendo para o obvio. Inclusive eu acharia legal se desse de icluir uma opção de download do arquivo XLS para quem visita-se o site da liga.

    E eu acho que tem que seguir com 20. Concordo com Milton anos 80 vai me dar mais trabalho que os 90 (e eu sei que os 70 e 60 vão dar mais trabalho ainda). Se estiver dando muito trabalho para o Chico alguem poderia ajudar na contagem.

    By Anonymous Anonymous, at Sun Dec 18, 05:59:00 PM  

  • Filipe, achei uma ótima idéia essa da nova pontuação. Acho que pode se resolver a questão. Sobre as idiossincrasias, concordo mais ainda.

    Não sei como disponibilizar esse arquivo, aceito ajuda. Manter os 20 parece que é meio unânime, vamos votar. Dividir o trabalho seria ótimo, mas não vejo uma maneira de duas pessoas manipularem a mesma votação em lugares diferentes simultaneamente.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at Sun Dec 18, 06:16:00 PM  

  • minha lista e acabei de notar que esqueci A BELA INTRIGANTE, que seria #5. merda.


    01. HISTÓRIA REAL (David Lynch, 1999)
    02. RUSHMORE (Wes Anderson, 1998)
    03. ANTES DO AMANHECER (Richard Linklater, 1995)
    04. UM INSTANTE DE INOCÊNCIA (Mohsen Makhmalbaf, 1996)
    05. MAGNÓLIA (Paul Thomas Anderson, 1999)
    06. FELICIDADE (Todd Solondz, 1998)
    07. GOSTO DE CEREJA (Abbas Kiarostami, 1997)
    08. A ÉPOCA DA INOCÊNCIA (Martin Scorsese, 1993)
    09. MATINEE (Joe Dante, 1993)
    10. JACKIE BROWN (Quentin Tarantino, 1997)
    11. A VIDA DE JESUS (Bruno Dumont, 1997)
    12. MIAMI BLUES (George Armitage, 1990)
    13. TOPSY-TURVY (Mike Leigh, 1999)
    14. ÁGUA FRIA (Olivier Assayas, 1994)
    15. AS PATRICINHAS DE BERVELY HILLS (Amy Heckerling, 1995)
    16. O FIM DE UM LONGO DIA (Terence Davies, 1992)
    17. PROCURANDO ENCRENCA (David O. Russel, 1996)
    18. O BURACO (Tsai Ming-liang, 1995)
    19. EXOTICA (Atom Egoyan, 1994)
    20. O REI DE NY (Abel Ferrara, 1990)

    guilherme alves

    By Anonymous Anonymous, at Sun Dec 18, 08:21:00 PM  

  • Chico, qualquer opinião é questionável, ainda bem. Mas não dá mesmo para não dar uma cutucada ao ver dois filmes tão sem sal entrarem num top 10 de uma década (o que sequer me irrita)... A graça dessas listas é justamente apontar os acertos e os erros (por mais relativos que sejam), estimular o amadurecimento das idéias...

    E pelo menos alguém votou em "Jackie Brown"... E nenhum Darabont entrou, ufa!

    By Blogger Marcelo V., at Mon Dec 19, 12:23:00 AM  

  • Chico: Notei que na votação há uma divisão de votos para "Fargo". Ele aparece em 47º com 5 votos e logo depois em 53º com mais 5 votos...Somados ele passaria a assumir a 15º posição, logo após Schindler...

    By Anonymous Anonymous, at Mon Dec 19, 01:37:00 AM  

  • É o q eu realmente achei... Que a lista ficou muito pop. Tudo bem que a maioria dos filmes lançados no Brasil são americanos, mas isso não significa q a maioria deles seja de qualidade a tal ponto de constar numa top 10 dos anos 90.

    By Blogger Camila Vieira, at Mon Dec 19, 02:08:00 AM  

  • Votações a parte, contradições ou não. A coragem de realizar um ranking foi muito grande. É difícil tentar entender o impacto de um filme 10 anos depois de tê-lo assistido.

    A lista ficou no mínimo, bem interessante.

    By Anonymous Anonymous, at Mon Dec 19, 03:15:00 AM  

  • Chico, so em termos comparativos o top 30 usando a pontuação dos 30 a 11 seria:
    1 Pulp Fiction 637
    2 Magnólia 519
    3 Os Bons Companheiros 468
    4 Antes do Amanhecer 447
    5 Os Imperdoaveis 399
    6 Clube da Luta 354
    7 Cães de Aluguel 344
    8 Tudo Sobre Minha Mãe 332
    9 O Silêncio dos Inocentes 311
    10 Beleza Americana 261
    11 O Pagamento Final 258
    12 Ed Wood 237
    13 Ondas do Destino 228
    14 A Lista de Schindler 213
    15 Quero Ser John Malkovich 201
    16 A Estrada Perdida 199
    17 A Fraternidade é Vermelha 193
    18 Os Amantes do Círculo Polar 191
    19 De Olhos Bem Fechados 190
    20 Boogie Nights 179
    21 Forrest Gump 176
    22 As Pontes de Madison 171
    23 Gosto de Cereja 167
    24 O Jogador 166
    25 Los Angeles - Cidade Proibida 161
    26 Matrix 159
    27 A História Real 156
    28 Festa de Família 155
    29 Trainspotting 154
    30 A Liberdade é Azul 153

    By Anonymous Anonymous, at Mon Dec 19, 03:53:00 AM  

  • Marfil, vc está certíssimo, já corrigi a lista. Pessoal, me perdoem pelo erro.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at Mon Dec 19, 07:57:00 AM  

  • Valeu, Adelaide. (P.S.: vcs viram que essas listas revelam leitores que a gente nem sabia que tinha?)

    Filipe, vc é bom, hein? Calculou até os filmes que não tinham entrado na lista inicial. Acho que seria mais legal mesmo usar os valores de 30 a 11.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at Mon Dec 19, 08:00:00 AM  

  • o filipe deu essa idéia porque sabia que o scorsese iria cair uma posição...hehe

    By Blogger Sérgio Alpendre, at Mon Dec 19, 10:09:00 AM  

  • Gostei da lista, apesar de discordar ver ali "Beleza americana" entre os 10 e "Magnólia" em terceiro. Mas voto é voto. No geral, está bem representativo do que de melhor nos chega no circuito, em especial. Ah, e digo com orgulho que o único pole para OS IMPERDOÁVEIS foi meu, :-)

    Publico agorinha minha lista no meu blog e vou linkar pra cá.

    By Anonymous Anonymous, at Mon Dec 19, 12:27:00 PM  

  • Chico, no momento que fiz minha a sugestão (2) dos pontos, me dei conta que ela não era justa, mas a sugestão do Filipe é usar esse outro sistema de pontos para substituir os dois critérios atuais, não é isso? Uma vez já li uma explicação para esse sistema, mas confesso que o 10 que tirei em Estatística foi em 1990, ou seja, faz muito tempo, então não consigo entender muito. Mas realmente me parece melhor, lembra o sistema do Village Voice. Eu acho interessante, hein?...

    By Anonymous Anonymous, at Mon Dec 19, 12:54:00 PM  

  • Milton, não tem muito mistério. O sistema que eu usei atribuía 20 pontos para o 1º colocado, 19 para o 2º e, assim por diante, até que o último colocado recebesse 1 ponto. O que o Filipe propôs é que o 1º ganhe 30 pontos, o segundo 29, até chegar o último, com 11 pontos. Desta forma, não se muda o critério dos votos (quem teve mais votos ganha) e se valoriza as posições dos filmes na lista.

    De qualquer maneira, depois do Alfred a gente discute tudo isso.

    Se a pergunta para esta enquete fosse: qual seu filme favorito dos anos 90, a resposta seria, "Magnólia". O filme foi o primeiro colocado de nove dos votantes.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at Mon Dec 19, 03:16:00 PM  

  • Eu entendi o sistema proposto pelo Filipe, só não consigo concluir porque ele é mais justo que o outro. Mas tu tem razão, depois do Alfred, vortamos a falar.

    By Anonymous Anonymous, at Mon Dec 19, 04:19:00 PM  

  • Se não fosse pelo enorme trabalho que dá a você, Chico, eu gostaria de sugerir que essas listas fossem feitas com mais frequência. Veja a enorme discussão que essa gerou. Seria legal ter uma só com filmes brasileiros e outra com as melhores comédias de todos os tempos (porque comédia raramente entra em listas regulares).

    By Anonymous Anonymous, at Mon Dec 19, 06:13:00 PM  

  • Ana, minha idéia é essa. Uma grande lista por mês. Acho que vai ser muito legal.

    Milton, eu acho que seria mais justo porque a) não se mudaria o fato de que os filmes que receberam mais votos sejam os mais bem colocados e b) a posição de cada filme em cada lista seria valorizada porque se atribuiria mais pontos. Neste caso, em filmes com o mesmo número de votos fatalmente quem esteve nas primeiras posições teria mais pontos e ficaria à frente na lista.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at Mon Dec 19, 08:09:00 PM  

  • Chico, uma das coisas mais legais de ter feito essa listinha foi ter constatado que a maioria dos filmes eu vi no lançamento, em sala de cinema, acompanhei a discussão que teve na sua própria época. Isso torna essa listinha dos anos 90 única, em nenhuma outra votação isso vai se repetir, mesmo a dos anos 80. Foi uma oportunidade muito boa para resgatar lembranças: onde eu vi tais filmes, com quem eu estava, o que estava acontecendo naquele dia e naquele período, quais idéias a respeito de cinema eu tinha naqueles dias. Não sei se tem gente muito nova aqui, abaixo dos vinte anos, mas ouso dizer que essa sensação deve ter sido coletiva, já que foi nos anos 90 que todo mundo da Liga se interessou mais seriamente por cinema.

    By Anonymous Anonymous, at Mon Dec 19, 09:08:00 PM  

  • Posso dizer o mesmo, Ana, apesar de ter sido meio displiscente com minha lista e não resolver revê-la depois de tê-la fechado. Foi exatamente com 18 anos, em dezembro de 1992, hoje eu tenho 31, que eu decidi dedicar um olhar mais atento para o cinema. O que eu mais gosto na liga - e que foi o motivo principal para ter sugerido sua criação - é que fazem parte dela pessoas completamente diversas com gostos e relações com cinema extremamente diferentes. Neste grupo há desde verdadeiros pesquisadores de cinema a pessoas que simplesmente amam o ritual de se assistir a um filme. Acho que tão relevante quanto apontar filmes independentes vistos nas maravilhosas mostras de cinema é ter a coragem de votar em "Evita" ou "Dança com Lobos" sabendo a discussão que isso iria gerar. O que me deixou meio chateado com a lista não foi terem dito que ela é pop, previsível ou básica, mas a falta de respeito de um visitante nosso no comentário do terceiro post, que tentou desqualificar toda a brincadeira - sim, é uma brincadeira, que eu levo muito a sério - com argumentos esdrúxulos e um tom arrogante. Ninguém tem que concordar com nada. Mas classificar de ridícula a presença ou ausência de um ou outro título é infantil demais. Ridículo é impor seu gosto à força.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at Mon Dec 19, 09:25:00 PM  

  • "Dança com Lobos" é melhor do que alguns filmes que entraram na lista, hehehe.

    By Blogger Marcelo V., at Mon Dec 19, 11:39:00 PM  

  • Nem tinha lido ainda os comentários do terceiro post. Acho que o pessoal andou se passando, mesmo.

    Chico, desconfio, mas não tenho certeza, que o Filipe queria sugerir o novo sistema EM SUBSTITUIÇÃO ao sistema de votos, e não mantendo-o. De qualquer forma, te digo que não é pelo que tu disse que ele é mais justo, não. A vantagem dele é estatística, matemática, mesmo, em relação aos últimos colocados.

    Pense o seguinte: se tu dá 1 ponto para o 20˚ colocado, é preciso que 20 pessoas votem num filme X na vigésima posição para que ele tenha o mesmo número de pontos de um filme votado apenas uma vez na primeira posição.

    Mas pelo sistema "do Filipe", o 20° lugar ganha 11 pontos, ou seja, se o filme X for votado 3 vezes em 20° lugar ele tem 33 pontos e já tá na frente de um filme com um só voto e em 1˚ lugar, certo? É um sistema que equilibra satisfatioriamente o número de votos e o número de pontos. E substitui perfeitamente a fórmula a que pensava na minha primeira mensagem.

    Esse sistema evita que um filme que só teve 7 votos e todos em 20˚ lugar seja considerado "mais bem votado" que um que teve somente 6 votos, mas todos em 1˚ (tô exagerando para ilustrar).

    Sim, sei que temos muuuuuito tempo para isso antes da próxima votação, mas não queria perder o momento e era legal para irmos amadurecendo.

    Abraços para todos, parabéns aos participantes e abaixo a baixaria!

    By Anonymous Anonymous, at Tue Dec 20, 08:41:00 AM  

  • Este Antes do amanhecer aí me cheira a um efeito-resposta ao recente - e bacana - Antes do pôr-do-sol... assim como o superestimadíssimo De olhos bem fechados me cheira a uma simples reverência ao Kubrick. Nunca imaginaria um filme como Hana-Bi na lista... e fiquei surpreso de Trainspotting não ter entrado. Mas tá blz... belo trabalho, Chico.

    By Blogger Marvin, at Tue Dec 20, 12:20:00 PM  

  • "Eyes Wide Shut" é bom mesmo, não é superestimado _muito menos superestimadíssimo.

    By Blogger Marcelo V., at Tue Dec 20, 06:10:00 PM  

  • Um problema de adotar exclusivamente o sistema de pontos é que nem todo mundo entrega suas listas na ordem de preferência... Mas realmente há certa estranheza ao ver "Gosto de Cereja" atrás de "Sexto Sentido", tendo acumulado mais que o dobro de pontos...

    By Blogger Marcelo V., at Tue Dec 20, 06:17:00 PM  

  • Eu não entreguei minha listinha por ordem de preferência porque nem sabia direito, entrei de última hora. Mas creio que é meio difícil (pelo menos alguns aqui não gostam) de colocar numa ordem desse tipo. Baseada no esquema gráfico que o Milton e o Ailton colocaram nos seus blogs, me veio a seguinte idéia:
    - que a lista de 20 filmes seja dividida em 4 blocos de 5 filmes
    filmes assombrosos (teoricamente do 1.o ao 5.o, mas se colocar na ordem rígida) (você computa peso 4)
    filmes indispensáveis (do 6.o ao 10.o) (peso 3)
    filmes excelentes (do 11.o ao 15.o) (peso 2)
    filmes ótimos (do 16.o a 20.o) (peso 1)
    Acho que o sistema agradaria gregos e troianos, tanto os que gostam de ordenar quanto aqueles que tem resistência a isso. E é um sistema simples de contagem pra você Chico, sem muita matemática, facilitando seu trabalho.

    By Anonymous Anonymous, at Tue Dec 20, 07:04:00 PM  

  • falha aí em cima, leiam "mas sem colocar na ordem rígida"

    By Anonymous Anonymous, at Tue Dec 20, 07:06:00 PM  

  • Bem, todo mundo (ou quase) mandou a lista na ordem.

    E, minha gente, é ilógico que um um filme que teve 6 votos (ou seja, foi escolhido por seis pessoas) esteja numa posição superior ao que teve 7 (foi escolhido por sete pessoas).

    By Blogger CHICO FIREMAN, at Tue Dec 20, 09:09:00 PM  

  • Acho que o problema na divisão que a Ana Paul sugeriu é que numa lista de uma década os 20 filmes serão assombrosos, pelo menos pra mim...pq é uma década, né...
    Apesar de achar melhor o sistema que Filipe e Milton estão defendendo, acho que pra top 20 de década faz sentido, também, ser por citações...

    By Blogger Francisco Guarnieri, at Wed Dec 21, 02:46:00 AM  

  • chico, se levarem adiante a idéia de cada membro da liga escrever sobre um dos filmes do ranking, vc sabe q sempre pode contar comigo para escrever sobre o melhor filme de todos os tempos, né?

    By Blogger f., at Wed Dec 21, 11:38:00 AM  

  • Eu curti a lista, ficou bem diversificada e achei que reflete mesmo o gosto do pessoal da liga. Me senti em outro planeta por não ter assistido ainda "Ondas do Destino" e "Os Amantes do Círculo Polar", mas vou corrigir essas falhas em breve.

    Nem esquente com os pentelhos de plantão Chico. Tem gente que considera essas listas uma disputa de egos, e não uma mera troca de experiências. Paciência.

    E só pra f... de vez esse negócio de listas e rankings, uma idéia para 2006 seria ver o gosto do pessoal de filmes de um mesmo diretor, o que acham? Escolhemos um diretor que tenha uma boa filmografia e marcamos pra votar em um mês, aí o pessoal pode dar uma (re)olhada nos seus filmes e votar...

    By Anonymous Anonymous, at Wed Dec 21, 05:49:00 PM  

  • Gostei da sua idéia, Marlonn. De cara, já pensei no Scorsese e no Eastwood.

    By Anonymous Anonymous, at Wed Dec 21, 05:54:00 PM  

  • Chico, deixa eu esclarecer algumas coisas antes de mandar a minha opinião:

    - não achei injusto ou ilógico o critério que foi adotado.

    - mesmo que continue esse critério em votações futuras (20 da década, Alfred, melhores filmes do Scorsese), vou continuar participando e achando a empreitada justa, divertida, informativa, curiosa e ecumênica.

    Agora, o que eu estou querendo fazer é somente propor de se pensar em critérios que cubram algumas lacunas desse que foi adotado. Se isso não for adiante, no problem, é só uma sugestão.

    Tu disse que é "é ilógico que um um filme que teve 6 votos (ou seja, foi escolhido por seis pessoas) esteja numa posição superior ao que teve 7 (foi escolhido por sete pessoas).

    Não é ilógico, Chico. Tudo depende do critério que tu usa. O critério vigente privilegia o número de votos, não um equilíbrio disso com a posição na lista. Aí acontecem coisas do tipo:

    - se um filme foi votado 7 vezes em 20˚ lugar ele tá na frente de um filme que foi votado 6 vezes em 1°. Só que, se a lista fosse de 25 e não de 20, talvez esse último filme recebesse mais 2 votos e ficasse automaticamente na frente do outro.

    - Da mesma forma, se essa lista que a gente fez fosse apenas de 10 filmes, a ordem seria diferente, pode até ser que Os Bons Companheiros ficasse em 3° porque ele teve muitos votos entre 11° e 20° lugar (é uma hipótese). Ou Pulp Fiction poderia cair para 6° porque a grande maioria dos votos dele tinha sido entre a 11° e a 20° posição (é outra hipótese, gente). Daí pergunto: é lógico uma lista de melhroes da década mudar a ordem só pela mudança do número de filmes votados? Dependendo do número de "melhores" que tu quer saber, a colocação na lista pode mudar.

    No entanto, se tu tem um sistema que combina a pontuação com o número de votos (e isso pode ser conseguido com uma fórmula ou com o sistema sugerido pelo Filipe ou com outra coisa) isso não iria acontecer. Com um sistema como esse, uma lista de 10 melhores, 20 ou 30 teria sempre os 10 primeiros na mesma ordem. E, sim, talvez um filme com 6 votos fique na frente de um com 7, mas para isso a soma de tuas colocações tem que ser realmente BEM melhor (por um sistema que combine os dois critérios, bem lembrado).

    O problema de quem não enviou na ordem é simples: soma-se os pontos e divide-se por 20 (o mesmo acontece se alguém colocar 2 na mesma posição: soma-se os pontos dessa posição e divide-se por 2).

    Quando você combina os dois critérios, tu evidencia o caráter qualitativo da votação. Não dá pra raciocinar somente em número de votos quando atribuímos também "notas" ou "graus" para os filmes.

    Chico, pensa com carinho (me senti meio gay escrevendo essa frase).

    By Anonymous Anonymous, at Wed Dec 21, 08:13:00 PM  

  • Boa a idéia do Marlonn.

    By Anonymous Anonymous, at Thu Dec 22, 08:42:00 AM  

  • Marlonn, boa idéia. Tinha pensado nisso e acho que rola com certeza.

    Milton, vou pensar com carinho... hehehe... na verdade, acho que tudo isso tem que ser bem discutido. Eu tenho uma outra solução: dois resultados. Colocamos a lista pela ordem de votos. E uma outra pela ordem de pontos. Acho que atendememos a todos, né?

    Não estarei muito presente até terça-feira que vem. Estou em Maceiópara o Natal e não deverei entrar na net todos os dias.

    Bom natal a todos, by the way.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at Thu Dec 22, 01:35:00 PM  

  • Feliz Natal, Chico!

    By Anonymous Anonymous, at Thu Dec 22, 06:30:00 PM  

  • Olá, nao faço parte da liga, entao nem sei se tenho direito de dá uma opiniao, mas de qualquer forma aqui estou. Há alguns anos presido uma academia virtual de cinema e também costumamos fazer esse tipo de listas, incluso fizemos uma dos melhores dos anos 90, no caso, os 10 melhores. Como vi que muitos estavam discutindo o sistema de pontuaçao para uma classificaçao final, gostaria de opinar como foi feito na AVCine. Dividimos em 2 fases, a primeira cada membro enviava uma lista de no minimo 10 e máximo 15 filmes sem ordem de preferência, que tinham como opiniao serem os melhores dos anos 90. Depois de terminado o prazo, fizemos a contagem de votos, e os 30 mais votados (a escolha era dos 10 melhores), participaram da segunda fase, onde cada membro teria que enviar obrigatoriamente uma lista de 10 filmes entre os 30 em ordem de preferência e depois era feita a contagem de pts de cada lista, algo como o 1º vale 10pts, o 2º-9, o 3º-8, até o 10º que valia 1 pt. No final soma tudo e sai uma lista. Fizemos isso em todas as listas e deram bons resultados. Abraços e um duvida, que é necessário fazer para entrar nessa liga?

    By Anonymous Anonymous, at Fri Dec 23, 03:26:00 AM  

  • Eu sou tão desligado que nem tinha notado os critérios que regem o Alfred e essas listas. Mas, pensando agora, concordo com o Milton. Um primeiro lugar em uma lista "vale", pra mim, mais do que duas últimos lugares em duas listas.

    Mas se continuar do jeito que está, tudo bem também!

    Feliz Natal aí, Chico!

    By Anonymous Anonymous, at Fri Dec 23, 05:52:00 AM  

  • Oi, adoro estatísticas, pontuação e se o Chico quiser ajuda na próxima me prontifico a ajudar (até fazer tudo se ele quiser...) - Eu já fiz uma votação sobre os melhores filmes de todos os tempos, com listas de top20 a top100, e neste caso tive que usar pontuação para qualificar melhor.

    Mas sobre a comparação entre o Alfred e a lista, Chico, acho imprópria. No Alfred, estamos votando para cinco indicados sem ordem, não uma lista de 30 filmes em ordem. Se a tal das duas listas for aceita, sugiro que na primeira seja usado o sistema de pontos (para que filmes MAGNÍFICOS que só cinco pessoas viram aparecam na listagem final e que mais pessoas possam ver) e a segunda lista seja por votos.

    Acho que a fórmula do Felipe é perfeita, até porque é injusto um filme estar em inúmeras listas mas perder para um que conseguiu pódio em poucas... E concordo com a idéia de escrever textos.

    E sobre a idéia de uma lista por mês acho meio exagero, até porque se esgotaria rapidamente. E tem o ranking dos meses e o Alfred... ou seja seria 2 votações por mes e em alguns meses 3... seria melhor uma votação bimestral, meio que como foi essa, até porque dá mais tempo de ver filmes para votar (algo que vai ser comum quando tivermos lá nas décadas de 40, 50, 60...)

    E acho que 20 é até pouco. Fui eu que disse que a lista da década de 80 será mais fácil, mas acho que porque teve poucas obras-primas, mas de todas as outras décadas serão bem mais dificeis. E já imaginei uma pré-lista de uns 15 filmes... Tem poucas sim, mas não TÃO poucas...

    A lista do diretor, concordo e até ia sugerir isso mesmo, com alguem que tenha filmografia curta ou acessível. Kubrick seria perfeito, com todos seus filmes em DVD, assim como Scorsese, Spielberg, Hitchcock, Wilder, Fellini... Depois até iriamos para ator, que tal? Enfim, depois bem depois de esgotarmos as décadas

    E acho que foi idéia de Fernanda botar um ranking para comédias porque poucos votam nelas. Sem parecer rude, acho que isso seria problema de quem não vota nelas. Não vejo porque dividir drama e comédia, já que todos os filmes são avaliados da mesma maneira. Tá, tem MUITAS comédias ridículas, mas tem muitos dramas bobos também... enfim, não vejo muita razão de separar comédia. APENAS comédia. Pode sim, fazer primeiro comédia, depois drama, depois romance... mas aí viria um problema básico e que acho que invalida essa idéia: Que filme é comédia, que filme é drama, que filme é romance, que filme é ficção científica, que filme é ação? "Brilho Eterno de uma Mente sem lembranças" poderia ser considerado tudo isso.
    Ah, e acho que seria legal também nos fazermos previsões de Oscar (indicados e vitória) e Globo de Ouro. Que tal? de pura brincadeira mesmo, ver quem mais acerta... Por enquanto é só, abraços!

    By Anonymous Anonymous, at Fri Dec 23, 02:58:00 PM  

Post a Comment

<< Home


 
online