Liga dos Blogues Cinematográficos

Wednesday, August 17, 2005

Contagem regressiva para o Alfred 2005

A partir de setembro, quero propor discussões para a próxima edição do Alfred. Ainda está bem cedo, mas a idéia é justamente não deixar tudo para a última hora e definir algumas coisas, como novas categorias (há sempre novas propostas), se os indicados devem vir acompanhados por um top ten de melhores filmes, o que viabilizaria um top ten da liga (mas poderia ficar confuso e repetitivo para muita gente) e se deverá haver vagas para novos membros, além dos que já foram recentemente integrados ao grupo (no ano passado, surgiram alguns pedidos em cima da hora e eu terminei não os considerando porque seria uma confusão). A liga deve ter um número máximo fixo de integrantes? Eu acho que pode ser uma boa idéia. Bem, mas a discussão fica para depois, o que eu quero saber é se a consulta deve ser feita aqui pelo blogue, com respostas nos comments, ou se a discussão acontece por email e para o blogue só ficam as resoluções. E aí?

Uma grande dúvida, que também pode merecer votação por email: na lista de filmes aptos a concorrer ao Alfred, devem haver indicações de quem é protagonista e quem é coadjuvante em determinado filme? A dúvida é porque, muitas vezes, determinado ator ou atriz recebe votos nas categorias de principal e coadjuvante, o que atrapalha sua eleição, como Johnny Depp, por Piratas do Caribe, ou Emily Watson, por Embriagado de Amor. Como cada um tem sua opinião, acho que uma comissão de voluntários (cinco, talvez) poderia resolver o problema. Ou seria uma decisão ditatorial? Em todo caso, a lista de filmes aptos já vai conter dados inquestionáveis: se o roteiro é original ou adaptado, se o filme é de estréia ou se é brasileiro.

Ah, já tinha comentado no meu blogue, mas acho que vale lembrar: Duda Mendonça, o homem que ajudou a enterrar Lula, teve um voto para o Alfred de melhor ator coadjuvante por seu "papel" em Entreatos. Não tenho certeza de quem foi o votante. Seria preciso uma pesquisa, mas acredito que tenha sido a mesma pessoa que votou no próprio presidente como melhor ator. Em tempo, Maria Bethânia também mereceu um voto como melhor atriz. O filme era o relançado Os Doces Bárbaros. Esse eu sei que foi voto do Marcelo V.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home


 
online