Liga dos Blogues Cinematográficos

Sunday, May 21, 2006

Bastidores do ranking dos anos 80

A lista com os 50 melhores filmes realizados durante os anos 80 vai ser postada neste blogue amanhã, segunda, a partir da 23h. Durante cerca de um mês, mais de cinqüenta integrantes da liga mandaram seus rankings com os 20 melhores filmes do período (1980-1989). Ao todo, 284 longas tiveram pelo menos uma menção. O diretor mais lembrado também foi um dos que mais produziram na década. De seus 11 filmes, Woody Allen teve nove deles mencionados. Isso não quer dizer que algum destes títulos tenha recebido um bom número de votos.

Alguns filmes votados não são dos anos 80, caso de Stalker, de Andrei Tarkovski, de 1979, e Lanternas Vermelhas, de Zhang Yimou, 1991. Geralmente, filmes não-americanos apresentam datas diferentes em sites americanos, mesmo na Bíblia IMDB. Neste caso, a opção foi manter a classificação e o voto original para que todos tivessem chance única de enviar a relação.

O critério adotado para o ranking foi o de pontos, junto com o de votos. O primeiro colocado de cada lista recebeu 30 pontos. O segundo, 29; o terceiro, 28. Isso até o vigésimo, que ganhou 11 pontos. A pontuação mais alta serviu para equilibrar os números de votos com as posições dos filmes em cada lista. E o método se provou eficiente já que não haveria mudanças na ordem no Top Ten. Para desempate, há o critério do número de votos, de poles (primeiros lugares) e de pódiuns (três primeiros lugares).

Listas enviadas sem ranking tiveram os pontos computados da mesma maneira. O primeiro filme citado foi entendido como o primeiro colocado. Listas com mais de 20 filmes tiveram os títulos "extras" anulados. De resto, depois da publicação dos resultados, vamos debater alguns critérios de elegibilidade para os rankings que renderam até deserções da liga.

Por fim, aqui neste post, depois do resultado oficial, teremos, para matar a fome dos curiosos, uma lista com a ordem pelo critério de votos.

3 Comments:

  • hahahahahahahaha sou uma anta mesmo.
    Desperdiçei 18 pontos e eu que sempre verifico até aquele do meio da década... fazer o que...

    By Anonymous Anonymous, at Sun May 21, 05:14:00 PM  

  • dois comentários:

    primeiro choque é que parece que nenhum Allen ficou entre o top10... esperava que Zelig, Crimes e Pecados e Rosa Purpura estariam muito bem votados.

    E o outro é sobre o cara que saiu. Concordo que os rankings de decadas (especialmente agora as mais antigas) devam ser opcionais para nao aumentar os filmes populares por falta de opção. MAs acho que se não tem como mandar um e-mail a cada mes com notas de filmes que viu (e acho que todos que estão na liga gostam de filmes, certo? De ver e/ou de falar sobre eles) não deve ficar só aumentando as estatísticas. Talvez depois ele se arrependa e consiga voltar (como aconteceu comigo, alias).

    By Anonymous Anonymous, at Sun May 21, 05:22:00 PM  

  • This comment has been removed by a blog administrator.

    By Anonymous Anonymous, at Mon May 22, 12:11:00 PM  

Post a Comment

<< Home


 
online