Liga dos Blogues Cinematográficos

Monday, May 22, 2006

Ranking dos anos 80

A Liga dos Blogues Cinematográficos fez o que mais sabe fazer e foi às urnas. Desta vez para apontar os melhores filmes realizados durante a década perdida, tão amada e odiada pelo mundo afora. Cinqüenta e três integrantes da liga participaram da eleição dos melhores filmes dos anos 80.



1 Touro Indomável
(Raging Bull, 80)
direção: Martin Scorsese
780 pontos, 32 votos
4 poles, 12 pódiuns


"Uma atuação lendária. Uma fotografia primorosa. Uma edição brilhante. E é engraçado como eu sempre me lembro de Touro Indomável por seus breves créditos iniciais, em que Jake LaMota baila no ringue ao som da Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni. Esse é Martin Scorsese, um diretor que mesmo em seus momentos mais brutos, consegue fazer poesia" (Fabricio K).





2 O Iluminado
(The Shining, 80)
direção: Stanley Kubrick
708 pontos, 32 votos
1 poles, 10 pódiuns


"Some places are like people: some shine and some don't. Kubrick brilha ao mostrar as relações entre isolamento, bloqueio e criação. Sua câmera nos convida para uma inocente viagem de triciclo. A partir daí, somos hospedados em labirintos alucinantes, corredores sangrentos e assustadores papéis em branco. A imaginação revela-se uma solitária festa perdida no tempo e no espaço. Redrum!" (Ana Paul).





3 Era Uma Vez na América
(Once Upon a Time in America, 84)
direção: Sergio Leone
607 pontos, 26 votos
7 poles, 12 pódiuns


"Leone explora como pode a grande produção, até extrair dela uma expressão nova, barroca, que amplia a realidade para se aproximar do sonho e vice-versa. Era Uma Vez na América é um filme sobre a fundação de uma nação à base da contravenção e da força, mas também é a história de um homem, suas escolhas e seus fantasmas. Noodles, cercado pelo ópio e pelo teatro de sombras na casa chinesa, é um pouco de todos nós na sala de cinema, fugindo de nossos fantasmas e ao mesmo tempo os encontrando mais fortes ainda" (Milton do Prado).





4 Amadeus
(Amadeus, 84)
direção: Milos Forman
442 pontos, 18 votos
4 poles, 8 pódiuns


"São inúmeros os elementos que podem ser destacados em uma obra com a grandeza e a complexidade de Amadeus, no entanto o mais curioso é que numa cinebiogafia do gênio da música Mozart, temos como premissa e foco central a inveja, algo que o divertido, transgressor e irreverente músico não carregava em seu coração, mas foi o que fez sua vida ter o ponto final, devido a seu dom natural que muitos anos de estudos não conseguiriam igualar jamais. Que o diga o infeliz Salieri" (Henrique Miura).





5 Cinema Paradiso
(Nuovo Cinema Paradiso, 88)
direção: Giuseppe Tornatore
419 pontos, 18 votos
1 poles, 3 pódiuns


"O cinema que chora o amor do Cinema e pelo Cinema. A magia da sétima arte desvendada pelos olhos de uma criança, a mesma que faz com que sejamos tão apaixonados e cativos dos sonhos e dos sentimentos criados pelos filmes" (Felipe Leal).





6 Faça a Coisa Certa
(Do the Right Thing, 89)
direção: Spike Lee
411 pontos, 21 votos
1 poles, 3 pódiuns


"Panfletário e político são dois adjetivos bastante associados a Spike Lee, não raro com carga negativa. Classificar uma obra com essas palavras pode ser uma maneira de irrelevar seus problemas enquanto cinema - como se filmes se resolvessem nas boas intenções e a política falasse por si, independentemente da realização. Panfletário ou político, Spike Lee sempre foi, mas seus filmes estão longe de se apoiarem preguiçosamente nessas classificações. Faça a Coisa Certa, obra-prima de uma carreira brilhante, é tudo isso, mas também é grande cinema, painel de um dia extraordinário em que o calor, as cores e o cheiro de um choque inevitável ultrapassam os limites da tela e atingem o espectador. A lata de lixo despedaça a vitrine e é inevitável encontrar-se pisando descalço em cacos de vidro quando o Faça a Coisa Certa termina" (Diego Maia).





7 Paris, Texas
(Paris, Texas, 84)
direção: Wim Wenders
406 pontos, 18 votos
2 poles, 3 pódiuns


"Através de um espelho, Travis e Jane reencontram-se em um espaço de ressonâncias dramáticas, históricas e simbólicas. Primeiramente, enquanto personagens separados há quatro anos da memória que fundou seus sentimentos; depois, como indivíduos que revivem as cicatrizes de suas histórias naquela cabine marcada entre a luz e a sombra; para, enfim, reencontrarem-se nos cacos de uma família, afetivamente, destruída. Estamos na cena do peepshow onde o espelho da cabine impede, fisicamente, a união dos personagens, marcados pela recusa da imagem ainda que exista a possibilidade de ver e pela renúncia da palavra já que é possível olhar" (Marcos A. Felipe).





8 Blade Runner – O Caçador de Andróides
(Blade Runner, 82)
direção: Ridley Scott
389 pontos, 17 votos
3 poles, 8 pódiuns


"A cidade de Los Angeles em 2019 é uma "Babel indigente", com chuva ácida no lugar do sol e replicantes produzidos à imagem e semelhança dos homens. Pelo menos é assim que ela aparece em Blade Runner, de Ridley Scott, pífio de bilheteria, que virou cult e se mostra atual quase 25 anos depois de seu lançamento. Baseado na obra de Philip K. Dick, o filme é considerado exemplar da estética cyberpunk. Prefiro vê-lo como herdeiro do noir, com sua atmosfera íntima e vocação nostálgica" (Guilherme Lamenha).





9 Um Tiro na Noite
(Blow Out, 81)
direção: Brian De Palma
385 pontos, 17 votos
2 poles, 2 pódiuns


"Quando o cinema se declara ao cinema, nem sempre o porta-voz consegue o tom certo. A genialidade deste filme está por toda parte. Da trilha à montagem. Do tom quase cartunesco de Nancy Allen à deslumbrante concepção visual. Brian De Palma, mais do que herdeiro de Hitchcock como insistem em enclausurá-lo, é um diretor que ama cinema, que ama suas possibilidades, que ama contar uma história com todos os truques que lhe são permitidos" (Chico Fireman).





10 Nascido para Matar
(Full Metal Jacket, 87)
direção: Stanley Kubrick
377 pontos, 18 votos
0 poles, 2 pódiuns


"Alguns filmes são especiais por diversos motivos. Alguns nos conquistam pela beleza, outros pela inteligência, ou pelo humor, ou pela originalidade ou pela audácia. Alguns por tudo isso junto. Um filme assim visto no momento certo de nossas vidas se torna inesquecível. Nascido Para Matar, de Stanley Kubrick, é um desses filmes para mim. Eu o vi alguns dias depois de ter escapado do serviço militar. Na época estava aliviado, mas também me sentindo culpado. 'Que espécie de patriota eu sou?'. Nascido Para Matar destruiu qualquer resquício de culpa enquanto os créditos finais surgiam ao som de Paint It Black. É quase impossível um filme mudar a cabeça de alguém. Mas aconteceu comigo. Mestre Kubrick, obrigado" (Bruno Amato Reame).





11 A Rosa Púrpura do Cairo
(The Purple Rose of Cairo, 85)
direção: Woody Allen
375 pontos, 17 votos
0 poles, 1 pódiuns


"Um Woody Allen sensível, assumidamente folhetinesco e que nos faz amar Mia Farrow. Convenhamos, isso é trabalho de titã. Um filme da minha infância, que fala do amor ao cinema que existe em todos nós" (LeoN).





12 Veludo Azul
(Blue Velvet, 86)
direção: David Lynch
369 pontos, 16 votos
0 poles, 3 pódiuns


"Veludo Azul é a ópera seca de David Lynch, exemplo feliz de uma magnificamente tristíssima redundância: um 'noir" negríssimo. Os fãs de Twin Peaks, Coração Selvagem e Cidade dos Sonhos que me desculpem, mas depois de ir tão fundo nas trevas do ser humano, tudo o que viesse a fazer depois só poderia ir mesmo da traquinagem ao redutor. Veludo Azul é a quintessência do humano. Logo, não poderia ser menos negro, seco e estonteantemente sardônico" (André de Leones).





13 Videodrome – A Síndrome do Vídeo
(Videodrome, 82)
direção: David Cronenberg
351 pontos, 16 votos
0 poles, 2 pódiuns


"Enquanto o programador de TV picareta James Woods se perde na sua obsessiva procura pela fonte das violentas imagens que o fascinam, Videodrome vai aos poucos abandonando o terreno da narrativa e se entregando a erupção de imagens particulares pelas quais seu cineasta é tão fascinado quanto seu personagem central. Um filme muito a frente do seu tempo, toda vez que alguém reclamar do horror das imagens contemporâneas, lembre-se que Videodrome fez isto antes e com mais estilo (e sem deixar de reconhecer o fascínio que elas geram)" (Filipe Furtado).





14 Os Intocáveis
(The Untouchables, 87)
direção: Brian De Palma
333 pontos, 17 votos
0 poles, 0 pódiuns


"14 anos, dinheiro da minha mãe no bolso, e a recomendação: "leva teu avô no cinema. Vai ver aquele filme sobre a série que ele assistia". Eu entro no falecido Cine Vitória, e, pela primeira vez na vida, percebo como aquela tela era grande. Como aquele som era alto. O filme começa com uma música que logo depois eu ia descobrir ter sido feita por um cara chamado Ennio Morricone, e imediatamente uma sensação estranha, mas muito boa, percorre minha espinha, e por cerca de duas horas eu não sou mais eu, eu não tenho avô, eu não estou no Vitória, mas sim na Chicago da Lei Seca. Eu chego ao Vitória uma garota comum, eu saio de lá cinéfila. O primeiro orgasmo cinematográfico a gente nunca esquece" (Fer Funchal).





15 O Homem-Elefante
(The Elephant Man, 80)
direção: David Lynch
323 pontos, 15 votos
0 poles, 1 pódium


"Um filme sobre uma alma linda presa num corpo horrendo, conforme o próprio diretor havia dito. David Lynch mostra a jornada de um homem que só alcança a redenção com a morte. Como a Laura Palmer de Twin Peaks. John Merrick foi tratado durante muito tempo como uma aberração de circo, mas teve a sorte de encontrar alguém que o tratou como um ser humano e descobriu que por trás daquelas feições deformadas existia um ser inteligente e sensível. O Homem Elefante, além de ser capaz de derreter os mais duros corações, é a primeira obra-prima de um dos maiores nomes do cinema na atualidade" (Ailton Monteiro).





16 A Última Tentação de Cristo
(The Last Temptation of Christ, 88)
direção: Martin Scorsese
319 pontos, 12 votos
0 poles, 5 pódiuns


"Jesus de Nazaré, um carpinteiro a construir cruzes usadas pelos romanos para crucificar judeus, antagônico e trágico, não? É um filme desenvolvido em conflitos, a crença religiosa como forma de combustível para libertação, mas não espiritual, uma libertação política, o povo espera alguém lhes livrar do império romano e da pobreza iminente, almejam a paz física, não espiritual. Na cruz, um devaneio, a tentação que o atormentou pela vida finalmente realiza-se. Jesus resolveu seus conflitos religiosos, a tentação física jamais. Scorsese posiciona-se com leve distância, deixando caminho livre para o poder insolente da história. Polêmica? Quase nada!" (Michel Simões).





17 Zelig
(Zelig, 83)
direção: Woody Allen
297 pontos, 13 votos
0 poles, 1 pódium


"Falso-documentário em preto-e-branco. Leonard Zelig, o camaleão sem cores, o travesti sem plumas, presente na história onze anos antes que qualquer Forrest Gump. A neurose de Woody Allen e o mundo quase monocromático de Gordon Willis. Muito mais que uma simples brincadeira amparada em truques de fotografia. É investigação da não-existência do ser-humano, da necessidade do todo em favor do ninguém. Discreto, cultuado e talvez não muito querido, espelhando seu próprio criador, Zelig é uma obra (prima?) de erros e acertos. Ora cínico, ora inocente, mas sempre genial" (Antonio Saints).





18 Ran
(Ran, 85)
direção: Akira Kurosawa
275 pontos, 14 votos
0 poles, 2 pódiuns


"Decepção, angústia, assombro. Sentimentos que são desenhados a cada momento de forma mais intensa no rosto do patriarca Hidetora Ichimonji, que, na época do Japão feudal, divide suas terras com os filhos e recebe em troca intriga e cobiça. Seu caminho ao longo do filme é um crescente de desespero, explicitado na interpretação magnífica de Tatsuya Nakadai, numa das maiores atuações de toda a história do cinema. O diretor Akira Kurosawa faz uma releitura da tragédia do Rei Lear e tragédia é a palavra mais adequada para a imagem que fecha o filme, momento melancólico e pessimista que completa toda aquela epopéia de som e imagem - resumida na brilhante seqüência de ataque dos cavaleiros no meio do filme, um momento regido apenas pela trilha sonora e pela mise-en-scène de Kurosawa" (Marcelo Miranda).





19 Fanny & Alexander
(Fanny och Aleksandr, 82)
direção: Ingmar Bergman
270 pontos, 13 votos
0 poles, 1 pódium


"Fanny e Alexander pode até não ser o melhor filme de Ingmar Bergman, mas aqui ele faz sua enciclopédia, utilizando vários temas já explorados em suas obras mais antigas, para o que foi, por muito tempo, seu canto do cisne no cinema. A história se passa na Suécia do início do século XX e é vista pelos olhos de um menino fantasioso lançado ao meio de um conflito de gerações e épocas, no qual eras se confundem e emoções são reprimidas. Tudo é possível e provável, pois tempo e espaço não existem de forma ordenada, criando crises de identidade e personalidade que culminam na obrigatória referência a Deus, em uma das personagens mais fortes e interessantes da carreira do diretor" (Mateus Nagime).





20 Depois de Horas
(After Hours, 85)
direção: Martin Scorsese
260 pontos, 13 votos
0 poles, 0 pódiuns


"Talvez o mais perfeito emblema do que foi a fase por qual passou Martin Scorsese nos anos 80, Depois de Horas é um ponto de equilíbrio dentro da obra do cineasta. É quando os ambientes de Caminhos Perigosos e Taxi Driver encontram o tom de O Rei da Comédia. Scorsese confia em Griffin Dunne como seu guia, dando uma das mais generosas e subestimadas atuações em sua obra. Dunne se perde na noite de um EUA que pertencem a Scorsese – digno de um humor negro que só alguém com muito carinho por ele poderia criar" (Guilherme Martins).


P.S.: a liga agradece a todos os integrantes que atenderam à convocação e mandaram os textos sobre os filmes.

77 Comments:

  • Tava achando que se Depois de Horas
    viesse no Top 20 seria em 20º. Acertei.

    By Anonymous Anonymous, at Mon May 22, 07:06:00 PM  

  • aaaah, muito cedo pra veludo e videodrome.

    By Anonymous Anonymous, at Mon May 22, 07:18:00 PM  

  • Legal que Depois das Horas entrou. É definitivamente o Scorsese mais cool de todos.

    By Anonymous Anonymous, at Mon May 22, 07:20:00 PM  

  • Estamos no 12o, e até aqui nenhum filme no top 20 fez uma pole! O campeão de poles até ainda é Não Amarás (3 poles) que ficou em 30o, e Eles Vivem e L'Argent (21o e 49o) que tiveram 2.

    By Blogger Guilherme Martins, at Mon May 22, 07:20:00 PM  

  • Eu esperava Homem Elefante na frente de Veludo.

    By Anonymous Anonymous, at Mon May 22, 07:23:00 PM  

  • Tinha quase certeza que Um Tiro na Noite ficaria na frente de Blade Runner.

    By Anonymous Anonymous, at Mon May 22, 07:25:00 PM  

  • Ele esteve durante um bom tempo.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at Mon May 22, 07:25:00 PM  

  • esperava homem elefante e nascido para matar mais na frente.

    By Anonymous Anonymous, at Mon May 22, 07:26:00 PM  

  • Quem é o 7º colocado?

    By Anonymous Anonymous, at Mon May 22, 07:31:00 PM  

  • eu simplesmente ABOMINO cinema paradiso e acho um acinte ele estar na frente de blade runner. mas democracia é democracia, fazer o que...
    LeoN

    By Anonymous Anonymous, at Mon May 22, 07:32:00 PM  

  • cade o sétimo?

    By Anonymous Anonymous, at Mon May 22, 07:32:00 PM  

  • taí...

    By Blogger CHICO FIREMAN, at Mon May 22, 07:33:00 PM  

  • "Amadeus" em quarto lugar ? Fala sério !!!

    By Anonymous Anonymous, at Mon May 22, 07:33:00 PM  

  • ILUMINADO, TOURO E AMERICA. NAO SEI A ORDEM.

    By Anonymous Anonymous, at Mon May 22, 07:36:00 PM  

  • Queria Leone em 1º. Mas tudo bem, vai estar em boas mãos.

    By Anonymous Anonymous, at Mon May 22, 07:37:00 PM  

  • O Iluminado x Touro Indomável, quem vencerá. Aposto no Touro, votei no Iluminado.

    By Blogger Guilherme Martins, at Mon May 22, 07:38:00 PM  

  • Parabéns pela organização da lista, Chico... Os textos ficaram bem legais. Discordo de muita coisa, mas é isso aí. Nos vemos nos anos 70, então.

    By Blogger Tiago Superoito, at Mon May 22, 07:39:00 PM  

  • Valeu, Tiago. Eu também discordo, mas listas são isso mesmo.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at Mon May 22, 07:44:00 PM  

  • Ptz, sério que De Volta para o Futuro 2 ficou fora dos 50 melhores? Como essa lista ficou diferente da do adoro cinema. hehehehe Amadeus em quarto foi legal. Adoro os cinco primeiros filmes, mesmo achando que Iluminado ficou um pouco acima. Se eu não me engano votei em 13 ou 14 filmes que entraram, o que acabou um bom número. Boa lista. Depois vamos ter embate dos campeões, com representantes de todas as décadas?

    By Anonymous Anonymous, at Mon May 22, 07:50:00 PM  

  • Entraram 4 meus, tinha sido apenas 1 no dos anos 90.

    By Blogger Guilherme Martins, at Mon May 22, 08:00:00 PM  

  • já pensando na dureza que vai ser botar 20 filmes só da decada de 70. Temos que pensar alias qual vai ser o proximo especial.

    By Anonymous Anonymous, at Mon May 22, 08:08:00 PM  

  • Aconteceu a mesma coisa que na lista dos anos 90: naquela, a que ia do 11º ao 30º era muito melhor que o top 10; agora, a que vai do 21º ao 50º repete a façanha... "Amadeus" e "Cinema Paradiso" foram surpresas, nunca imaginaria que eles estariam em posições tão altas. Também não achei que "Raging Bull" ia vencer por nocaute. Dois filmes de Kubrick no período, ambos no top 10! Apenas quatro filmes da minha lista entraram no top 20. Senti bastante a falta de "Fitzcarraldo".

    By Blogger Marcelo V., at Mon May 22, 08:23:00 PM  

  • Não pude acompanhar a apuração, mas vou dizer que foi divertido ler os comentários depois (como 'Quem é o 7º colocado?').

    A lista é bem diferente da minha, mas, no gera, acho o resultado melhor que o da lista dos anos 90.

    Chico, mais uma vez, parabéns.

    By Anonymous Anonymous, at Mon May 22, 09:07:00 PM  

  • Ficou ótimo, tudo está ficando cada vez melhor, fiquei contente mesmo em ver Depois de Horas na lista!!!

    By Blogger Michel Simões, at Tue May 23, 04:14:00 AM  

  • Gostei da lista, do resultado. Pena que só teve 3 filmes não-americanos e que O SACRIFÍCIO não apareceu. heheeh

    By Blogger Ailton Monteiro, at Tue May 23, 05:13:00 AM  

  • Amadeus eu espera em posição alta. Cinema Paradiso e Paris, Texas não. Parabéns, Chico.

    By Anonymous Anonymous, at Tue May 23, 05:26:00 AM  

  • Os textos ficaram bem bacanas. Acho que Amadeus na lista foi a maior surpresa.

    By Anonymous Anonymous, at Tue May 23, 05:36:00 AM  

  • tá tudo muito legal e bacana como sempre, chico. eu lamento a falta de Apertem os Cintos!... O Piloto Sumiu, mas é isso aí mesmo, as pessoas acham que comédia não é filme a não ser que tenha algum draminha pessoal no meio.

    vou avisar pro faber ver a lista, ele vai adorar saber que o filme da vida dele está em primeiro de novo :-)

    By Blogger f., at Tue May 23, 05:41:00 AM  

  • Lágrimas!... Muito tri, não esperava ver Touro Indomável em primeiro. É um dos meus Scorsese preferidos, e um dos melhores filmes que eu já vi na minha vida. Abraços a todos!

    By Anonymous Anonymous, at Tue May 23, 05:53:00 AM  

  • Embora possa discordar de um ou outro filme entre os Melhores dos 80, ou de certas colocações (o que é natural), de um modo geral a lista é muito boa. E a iniciativa de vocês, claro, é gratificante. Aproveito a oportunidade para convidar A TODOS para participar da enquete sobre OS 20 MELHORES FILMES já vistos (em qualquer ordem), que o blogue Balaio Vermelho está promovendo entre cinéfilos e/ou blogueiros interessados em Cinema. As listas, indicando suas cidades de origem, até meados de junho, devem ser enviadas para o seguinte emeio: balaio86@oi.com.br /Desde já os meus agradecimentos, esclarecendo que o Balaio é um espaço aberto para Cinema, Poesia, Música, Quadrinhos, Política etc./. Um grande abraço.

    By Anonymous Anonymous, at Tue May 23, 06:34:00 AM  

  • Legal. Fiquei feliz em ver o meu segundo em segundo e o meu primeiro entre os dez. De resto, dos meus vinte, só "Um Tiro Na Noite" entrou bem. Mas era o esperado. Senti falta do "Evil Dead" mas talvez quem sabe numa lista mais trash ele tenha chance.

    E que venham os setenta.

    By Blogger Nery Nader Jr, at Tue May 23, 06:40:00 AM  

  • Parabéns a todos da Liga e ao Chico em especial! Valeu!!!

    By Anonymous Anonymous, at Tue May 23, 08:31:00 AM  

  • A lista ficou bacana. Melhor que a dos anos 90. Não adoro todos os filmes (pra falar verdade não gosto nem um pouco de Amadeus e Blade Runner, mas isto faz parte), mas eu adoro varios e o podium tem três belissimos filmes.

    Tive 3 filmes listados, um a mais do que na dos anos 90 (em compensação a julgar pela minha pre lista ou All That Jazz é mais popular do que imagino ou os fã-clube do Cassavetes vota todo no mesmo filme ou eu zero na dos anos 70 hehe).

    Ailton, só tem tres filmes não falados em ingles, mas Videodrome é um dos filmes canadenses do Cronenberg e Paris, Texas é co-produção Alemanha/França.

    Fer, tem dois Allens (que inclusive ganharam de alguns filmes dele tão populares quanto mas com bem menos humor) e Depois de Horas, então acredito que comedia pra entrar precisa vir sancionada pelo nome do diretor, mas bem pode-se argumentar que isto vale para todo o Top 10 e fãs de sci-fi, horror, aventura, etc tem tantas razões pra reclamar quanto você. Agora depois do seu comentario eu fiquei chocado ao perceber que as unicas outras comédias do Top 50 são Curtindo a Vida Adoidado e Mulheres a Beira de um Ataque de Nervos.

    By Anonymous Anonymous, at Tue May 23, 09:09:00 AM  

  • Senti a falta de Missing e A Noite de Sao Lourenço no top50...

    By Anonymous Anonymous, at Tue May 23, 10:13:00 AM  

  • Só eu coloquei Faça a Coisa Certa em primeiro? Pensei que fosse conseguir mais.

    Ah, acho que meu texto não faz sentido nenhum sem aquela última frase, mas beleza, gostei do resultado final!

    Belo trabalho Chicão!

    By Anonymous Anonymous, at Tue May 23, 10:34:00 AM  

  • Gostei bastante da lista. 11 dos filmes que votei entraram na lista final, e mais 7 entre o 21° e o 50° lugares. Claro que discordo de um filme ou outro, isso é inevitável em qualquer votação, mas no geral achei a lista bem representativa da década. Só estranhei ter sido o único a botar "O iluminado" na Pole... e também "Os eleitos" (The right stuff) nem figurar entre os 50 (entre os 20 eu já esperava)...

    Parabéns aos autores pelos textos, ficaram ótimos!

    Abraços a todos.

    By Anonymous Anonymous, at Tue May 23, 10:46:00 AM  

  • Gostei bastante da lista. 11 dos filmes que votei entraram na lista final, e mais 7 entre o 21° e o 50° lugares. Claro que discordo de um filme ou outro, isso é inevitável em qualquer votação, mas no geral achei a lista bem representativa da década. Só estranhei ter sido o único a botar "O iluminado" na Pole... e também "Os eleitos" (The right stuff) nem figurar entre os 50 (entre os 20 eu já esperava)...

    Parabéns aos autores pelos textos, ficaram ótimos!

    Abraços a todos.

    By Anonymous Anonymous, at Tue May 23, 10:48:00 AM  

  • Não sabia que Paris, Texas tinha tantos admiradores. No geral, gostei muito do resultado final.

    Belo trabalho, Chico.

    By Anonymous Anonymous, at Tue May 23, 11:28:00 AM  

  • os 3 primeiros filmes são excelentes,de fato. agora, por mais que eu até goste de Cinema Paradiso, ficar na frente de Um Tiro na Noite é uma coisa muito, muito feia. e, para piorar ainda mais, Blade
    Runner tb fica na frente do filme do De Palma. tsc, tsc...

    e eu jurava que Carpenter emplacaria algum entre os 20. que pena que não...

    By Anonymous Anonymous, at Tue May 23, 12:20:00 PM  

  • Nenhum Coppola entre os 50. Hmmm...

    By Anonymous Anonymous, at Tue May 23, 01:22:00 PM  

  • 4 entre os 21 e 50 e 8 entre os 20 primeiros. Surpressímo da minha pole position, Cinema Paradiso, ter ficado tão bem. Era Uma Vez na América e Amadeus fechariam o meu pódio.

    Faltou Platoon e Os Gritos do Silêncio. Estou esperando as diversas críticas.

    E o que Blade Runner tem demais? Sério.

    By Anonymous Anonymous, at Tue May 23, 02:11:00 PM  

  • Eu gosto de Blade Runner, mas acho Veludo e Blow Out bem melhores.

    By Anonymous Anonymous, at Tue May 23, 05:24:00 PM  

  • Ao contrário do Diego, achei a minha última frase final totalmente deslocada depois que mandei para o Chico. Bom que ele corretamente apagou. Brigado Chico, pela correção e pelo convite!

    E tou curioso para ver se Missing chegou a receber algum voto além do meu...

    By Anonymous Anonymous, at Tue May 23, 06:49:00 PM  

  • Parabéns por tudo, Chico... (publique a Lista dos Filmes votados de cabeça pra baixo pra ver como ela fica, Chico, rss.)

    By Anonymous Anonymous, at Tue May 23, 07:20:00 PM  

  • Tó surpreso de ver Spielberg em posições tão baixa, mas enfim...Só aguardando a lista dos anos 70 para votar no "Poderoso Chefão"...

    By Anonymous Anonymous, at Wed May 24, 03:37:00 AM  

  • Antes de fechar a lista dos 70 vou precisar rever os dois Chefões.

    By Blogger Ailton Monteiro, at Wed May 24, 05:33:00 PM  

  • Eu já tenho 118 filmes na minha pré-lista dos 80. Tô fodido!

    Quero pedir desculpas a todos que tiveram seus textos editados, mas muitos deles vieram com muito mais dos que as cinco linhas combinadas. Eu dobrei o limite de linhas (linhas no Word, diga-se de passagem... aqui elas ultrapassam isso) e mesmo assim teve gente que escreveu mais. Para equilibrar os tamanhos dos textos, resolvi editar. Tentei manter o espírito geral de cada texto.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at Thu May 25, 12:27:00 AM  

  • A lista, pelo número de votos, seria assim:

    1 Touro Indomável (32-780)
    2 O Iluminado (32-708)
    3 Era Uma Vez Na América (26-607)
    4 Faça a Coisa Certa (21-411)
    5 Amadeus (18-442)
    6 Cinema Paradiso (18-419)
    7 Paris, Texas (18-406)
    8 Nascido Para Matar (18-377)
    9 Blade Runner (17-389)
    10 Um Tiro na Noite (17-385)
    11 A Rosa Púrpura do Cairo (17-375)
    12 Os Intocáveis (17-333)
    13 Veludo Azul (16-369)
    14 Videodrome (16-351)
    15 O Homem-Elefante (15-323)
    16 Ran (14-275)
    17 Zelig (13-297)
    18 Fanny e Alexander (13-270)
    19 Depois de Horas (13-260)
    20 A Última Tentação de Cristo (12-319)

    Ou, seja, os mesmos filmes, com posições um pouco diferentes.

    Entre os 50, sairiam "L'Argent" e "Coração Satânico" e entrariam "O Selvagem da Motocicleta" e "De Volta para o Futuro II".

    By Blogger CHICO FIREMAN, at Thu May 25, 12:35:00 AM  

  • Os filmes que tiveram mais poles:

    1 Era Uma Vez Na América (7 poles, 12 pódiuns)
    2 Touro Indomável (4-12)
    3 Amadeus (4-8)
    4 Blade Runner (3-8)
    5 Não Amarás (3-3)

    Os filmes que tiveram mais pódiuns:

    1 Era Uma Vez Na América (12 pódiuns-7 poles)
    2 Touro Indomável (12-4)
    3 Amadeus (8-4)
    4 Blade Runner (8-3)
    5 A Última Tentação de Cristo (5-0)

    By Blogger CHICO FIREMAN, at Thu May 25, 12:40:00 AM  

  • Minha lista dos anos 70 é enorme também! Não digo 118 filmes, mas mesmo assim...Vai ser díficil. A única certeza que tenho, é que vou colocar os dois primeiros chefões no pódium, intercalados por "Star Wars"

    By Anonymous Anonymous, at Thu May 25, 04:02:00 AM  

  • Putz, lá vem o Chico causar mais sofrimento e auto-fragelação, lista dos anos 70 hehehehehehe, abraço!

    By Blogger Michel Simões, at Thu May 25, 09:16:00 AM  

  • Seria legal aliviar agora um pouco e fazer um TOP com algum diretor.

    By Blogger Rudá Lemos, at Thu May 25, 02:49:00 PM  

  • Não sei se algum "Chefão" entra na minha lista dos 70 ("Star Wars" também não _provavelmente vou de "Close Encounters", nesta seara). Talvez o primeiro e olhe lá. Mas, pelo jeito, já sai como um dos favoritos ao "caneco".

    By Blogger Marcelo V., at Thu May 25, 05:11:00 PM  

  • Marcelo, eu acho que o Chefão só perde se o excesso de filmes de coppola atrapalhar (já que Scorsese vai concentrar todo em Taxi Driver mesmo).

    By Anonymous Anonymous, at Fri May 26, 09:24:00 AM  

  • Também não sei se voto em "Apocalypse Now"... "Tubarão" deve ser bem votado.

    By Blogger Marcelo V., at Fri May 26, 11:57:00 AM  

  • Por enquanto, só sei que os filmes que abrirão minha lista são "F for Fake" e "Two-Lane Blacktop". Talvez entrem os dois Hitchcock.

    By Blogger Marcelo V., at Fri May 26, 12:00:00 PM  

  • Eu vou vota para F for Fake e Two-Lane Blacktop. Family Plot esta nos meus talvez.

    By Anonymous Anonymous, at Fri May 26, 01:43:00 PM  

  • "Frenesi" estará na minha.

    "F for Fake", idem.

    E gostaria de votar nos quatro Coppola (inclusive "A Conversação"), mas já é demais.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at Fri May 26, 04:47:00 PM  

  • Curioso seria se a predominância dos filmes falados em inglês continuasse na lista dos anos 70. O material europeu é vastíssimo; muita obra importante. Foda será abandonar a paixão por certos filmes - se Chefão perder o 1° lugar, é caso de ter cantado vitória antes do tempo.

    Márcio

    By Anonymous Anonymous, at Fri May 26, 05:21:00 PM  

  • Apocalipse Now e Taxi Driver são meus 1º e 2º, só nao decidi ainda se nessa ordem.

    By Anonymous Anonymous, at Sat May 27, 12:42:00 PM  

  • E tem Buñuel, Wilder, Kazan, Visconti, Malick, Meyer, Tonacci, Tarkovsky, Truffaut, Polanski, Bergman, Peckinpah e mais um monte...

    By Blogger Marcelo V., at Sat May 27, 12:51:00 PM  

  • Acho que nos anos 70, Coppola que era o fodão. O Scorsese ainda não era um competidor à altura para o homem. Nos 80 foi que a coisa se inverteu.

    By Blogger Ailton Monteiro, at Sat May 27, 06:15:00 PM  

  • Um filme do Trufaut vai ficar no topo do meu ranking por motivos muito pessoais. Os outros filmes, que ainda estou pensando, é que vão entrar por outros critérios.

    By Blogger Ailton Monteiro, at Sat May 27, 06:17:00 PM  

  • É, com a permanencia de 20 filmes, muitas obras primas vão ficar de fora. Alguns tenho certeza que só eu e mais um outro vão votar (Assassinato por MOrte e Ensina-me a Viver), mas outros que vão figurar no topo também como os 2 Poderoso Chefão, Apocalypse Now...

    Dificil vai ser lidar com o resto... Allen entra com Annie Hall, Bergman com Gritos e Sussurros... Dificil vai ser enfiar alguns filmes fantásticos como Fantástica Fabrica de Chocolates, Noite Americana, Discreto Charme da Burguesia, Morte em Veneza, Cabaret, e outros e outros... 20 vai ser um martírio e temo que os europeus de novo vão ser sacrificados.

    By Anonymous Anonymous, at Sun May 28, 01:27:00 PM  

  • Ailton, esse filme do Truffaut tb estará entre os meus primeiros, pode ter certeza, mas vai ser duro dele entrar, A Noite Americana é quem deve ter mais chance, não acha???

    Alguem duvida q os Chefões, Apocalypse Now, Taxi Driver, Laranja Mecanica, Gritos e Sussurros, Morte em Veneza, estarão entre os primeiros??? Eu acho difícil q fiquem fora, os Chefões talvez por dividirem votos!!!

    By Blogger Michel Simões, at Tue May 30, 09:43:00 AM  

  • um desses deve vencer (ou não?):

    Laranja Mecânica
    Taxi Driver
    Chefão 1

    top 20 certos:

    Chefão 2
    Apocalypse Now
    Annie Hall
    Gritos e Sussurros
    Morte em Veneza
    A Noite Americana
    Amarcord
    Contatos Imediatos

    e minha aposta arriscada é "Um Dia de Cão".

    By Blogger CHICO FIREMAN, at Tue May 30, 02:19:00 PM  

  • "Tubarão" e "Star Wars" também devem ter muitos votos (eu só devo votar no primeiro). Será que "Amarcord" (um dos piores Fellini) e "Morte em Veneza" estão com essa bola toda?

    By Blogger Marcelo V., at Wed May 31, 07:11:00 PM  

  • "Amarcord" é maravilhoso. Eu acredito que seja Top 20 fácil.

    "Morte em Veneza", talvez.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at Wed May 31, 11:34:00 PM  

  • Amarcord "um dos piores Fellini"!? Essa doeu Marcelão!

    By Anonymous Anonymous, at Thu Jun 01, 10:52:00 AM  

  • Amarcord, infelizmente sim. Não acho dos piores Fellinis (na verdade acho dos mrelhores dessa epoca, mas eu não gosto de Fellini pós-8 e 1/2, logo isto quer dizer pouquissima coisa) Morte em Veneza eu acho que não. Alias a foilmes italianos da decada bem melhores que estes dois. Eu tinha certeza que Star Wars entraria até ver DEVolta para o Futuro e Caçadores da arca Perdida falharem 80, agora tendo a achar que ele deve morrer lá pela #23 ou #24.

    By Anonymous Anonymous, at Thu Jun 01, 02:51:00 PM  

  • Amarcord é chato.

    By Anonymous Anonymous, at Fri Jun 02, 08:46:00 AM  

  • ROMA é o melhor Fellini da década.

    By Blogger Ailton Monteiro, at Fri Jun 02, 09:24:00 AM  

  • Não vi todo o Fellini dos 70 (acho que só falta o "Casanova"), mas dos que vi, "Roma" é realmente o melhor. Não desgosto de "Amarcord" (não concordo com o Gabriel), mas há pelo menos meia-dúzia de Fellinis melhores.

    By Blogger Marcelo V., at Fri Jun 02, 01:15:00 PM  

  • Perfeita seleção..para amantes do cinema e dos 80´s! Claaaro que, para mim, não poderia faltar O Iluminado (como boa fã de King e Kubrik)e tb Scorseze e Brian de Palma,assim como não poderia faltar um filme com o maravilhoso Andy Garcia (fiquei até nervosa lendo a lista e pensando:será que ele não vai entrar com nenhum dos filmes?coisa de fã!...) mas Veludo Azul e o perfeito perfeito perfeito Dennis Hopper-que-eu-amo na cena em que ao som de Roy Orbinson desmancha todos os corações do mundo com 'In Dreams'...meu Deus!, tinha mesmo que estar na lista!

    By Anonymous Anonymous, at Tue Jun 06, 10:50:00 PM  

  • visita nuestra pagina de escort para Leon.

    By Anonymous escort Leon, at Tue May 08, 06:32:00 PM  

  • Si estas buscando una escort, visita nuestra pagina de relax para Leon y toda España.

    By Anonymous Escorts Leon, at Tue May 08, 06:34:00 PM  

  • Diverte-te connosco.

    By Anonymous Hott, at Wed Mar 06, 03:24:00 AM  

Post a Comment

<< Home


 
online