Liga dos Blogues Cinematográficos

Tuesday, August 01, 2006

RANKING DO 1º SEMESTRE DE 2006

melhores filmes



1 O Segredo de Brokeback Mountain, de Ang Lee
260 pontos, 38 votos
4 poles, 16 pódiuns

2 Ponto Final, de Woody Allen
249 pontos, 32 votos
8 poles, 20 pódiuns

3 Munique, de Steven Spielberg
196 pontos, 29 votos
7 poles, 12 pódiuns

4 Caché, de Michael Haneke
196 pontos, 25 votos
9 poles, 16 pódiuns

5 O Novo Mundo, de Terrence Malick
153 pontos, 23 votos
5 poles, 10 pódiuns

6 O Plano Perfeito, de Spike Lee
138 pontos, 26 votos
2 poles, 6 pódiuns

7 2046, de Wong Kar-Wai
123 pontos, 17 votos
3 poles, 11 pódiuns

8 Boa Noite, e Boa Sorte., de George Clooney
108 pontos, 18 votos
1 pole, 4 pódiuns

9 A Criança, de Jean-Pierre e Luc Dardenne
89 pontos, 13 votos
1 pole, 6 pódiuns

10 Três Enterros, de Tommy Lee Jones
65 pontos, 12 votos
0 poles, 4 pódiuns

11 Capote, de Bennett Miller
59 pontos, 14 votos
0 poles, 1 pódium

12 Orgulho e Preconceito, de Joe Wright
57 pontos, 13 votos
1 pole, 6 pódiuns

13 V de Vingança, de James McTeigue
53 pontos, 10 votos
0 poles, 2 pódiuns

14 A Dama de Honra, de Claude Chabrol
49 pontos, 10 votos
1 pole, 2 pódiuns

15 Crime Delicado, de Beto Brant
44 pontos, 9 votos
1 pole, 2 pontos

16 A Lula e a Baleia, de Noah Baumbach
43 pontos, 9 votos
0 poles, 1 pódium

17 O Homem-Urso, de Werner Herzog
41 pontos, 7 votos
0 poles, 3 pódiuns

18 Amor em 5 Tempos, de François Ozon
38 pontos, 7 votos
0 poles, 3 pódiuns

19 Johnny & June, de James Mangold
32 pontos, 5 votos
0 poles, 2 pódiuns

20 As Chaves de Casa, de Gianni Amelio
30 pontos, 6 votos
0 poles, 1 pódium

43 Comments:

  • Primeiro a comentar! Tomare que estes dois primeiros tomem a dianteira para o Alfred. Muito legal ver Allen quase pegar o primeiro, mas Brobeback também é excelente. Fiquei feliz por ver meu segundo filme favorito do ano, As Chaves de Casa na lista, assim como outro favorito meu A Lula e a Baleia. No final, os meus sete primeiros entraram (todos que considerei excelente - Capote, Munique e O Plano perfeito) e Boa Noite e Boa Sorte, que por pouco não entrou (perdeu o meu décimo para Buenos Aires 100km)

    Enfim, lista muito boa. E de novo Chico, parabpéns pela organização e a todos que participaram!

    By Anonymous Anonymous, at Tue Aug 01, 07:16:00 PM  

  • "Brokeback" ganhou pela regularidade, mas vê-se que "Cachê" e "Ponto Final" desperta mais paixão que ele. Muito bom ver "Amor em Cinco Tempos" nessa lista.

    By Anonymous Anonymous, at Tue Aug 01, 07:18:00 PM  

  • é, inclusive nem acho Brokeback garantido no Alfred. Em muitas listas que tou vendo ele tá em quarto ou quinto, ou seja, quase saindo do top5... Aposto mais em Cache, Novo Mundo e Ponto Final... Será que Allen aguente até o final, ou acontece como Closer ano passado?

    By Anonymous Anonymous, at Tue Aug 01, 07:43:00 PM  

  • É, em termos de poles o Brokeback perde pra todos do top 5, como os 16 pódiuns dele devem diminuir por conta de outros filmes no próximo semestre, acho que ele vai brigar por uma indicação, mais do que pelo prêmio em si. Mas também tudo isso é palpite, heheehe. Pode ser que esse semestre seja horrível, mas vêm aí no minímo um habitual vencedor de Alfred: Clint Eastwood. Scorsese deve estreiar no Brasil ano que vem, Sofia Coppola (que ganhou o segundo Alfred) também tá marcado pra janeiro.

    By Blogger Guilherme Martins, at Wed Aug 02, 04:15:00 AM  

  • Alias, me decepcionei com O Homem Urso também...

    By Blogger Guilherme Martins, at Wed Aug 02, 04:28:00 AM  

  • Para mim, entre os lançamentos, o melhor do semestre foi Novo mundo, de Malick. Mas, independente da importância da iniciativa da Liga (louvável sob todos os aspectos), se a pontuação é feita a partir de uma escala tradicional, como parece ser (20pts para o 1º, 19 para o 2º, e assim por diante), não haveria a possibilidade de uma distorção estética no final? Ou seja, há casos em que a diferença entre o primeiro e os últimos, por exemplo, numa avaliação pessoal, não poderiam implicar 17, 18 ou 19 pontos de diferença. Não haveria como repensar isso? Uma (simples) sugestão: 6pts para o 1º, 5pts para o 2º, 4pts para o 3º, 3pts para o 4º, 2pts para o 5º e 1ponto para os demais, a partir do 6º. Desculpem-se se peguei o bonde andando; afinal, vocês já podem ter discutido esse problema no início da Liga. De qualquer maneira, grato pela atenção. E um abraço em todos.

    By Anonymous Anonymous, at Wed Aug 02, 04:58:00 AM  

  • Fiquei surpreso com a boa colocação de A CRIANÇA. O filme não passou em várias cidades. Por aqui, ainda não chegou.

    By Blogger Ailton Monteiro, at Wed Aug 02, 05:08:00 AM  

  • A lista saiu mais ou menos como eu pensava. Chico, parabéns mais uma vez.

    Tentando responder ao Moacy, já que fui um dos que sugeriram o sistema de pontuação adotado: essa sugestão tua é interessante, mas no final das contas, qualquer pontuação vai ter distorções, porque os critérios de eleição de cada um são diferentes. A pontuação adotada aqui (Chico, me corrija se eu estiver errado), não adota exatamente 20 pontos para o primeiro, porque os votantes escolheram 10 filmes. Daí adota-se 15 pontos para o primeiro, 14 pro segundo... até 6 para o 10° lugar.

    Dessa forma, um filme colocado três vezes em 10° passa o número de pontos de um filme colocado uma vez em 1°. Isso dá um equilíbrio razoável entre número de pontos e de citações. Imagino que, se adotássemos teu sistema, iria ter gente reclamando que não iriam se diferenciar as últimas colocações, o que acho razoável.

    Por fim: só depois de votar é que assisti a Match Point e a 5X2. Os dois filmes ganhariam uns pontinhos a mais, hehe.

    By Anonymous Anonymous, at Wed Aug 02, 06:25:00 AM  

  • Também fiquei surpreso com BM lá em cima, como já foi comentado, ótimo filme, mas imaginava que a "paixão" que O Novo Mundo ou Match Point despertam falaria mais alto...

    By Blogger roger, at Wed Aug 02, 07:54:00 AM  

  • brokeback mountain não me empolga. mas acho que até o final do ano dá pra reverter isso aí em favor de um filme mais interessante como match point ou o novo mundo - especialmente esse segundo, que deve ser mais visto após lançado em dvd. acredito que brokeback, por causa do oscar, tenha chegado em quase todos os lugares, o que contribuiu para a boa colocação - fora um certo desejosinho de vingança por crash, lógico! =D

    By Anonymous Anonymous, at Wed Aug 02, 08:43:00 AM  

  • O top 6 ficou igual ao meu, mas com posições diferentes (Novo Mundo em primeiro, Plano Perfeito em quarto). Gostei do resultado; Brokeback é mesmo um ótimo filme, e legal ver Orgulho e Preconceito no top 15.

    By Anonymous Anonymous, at Wed Aug 02, 08:57:00 AM  

  • Acho que se fôssemos otimistas, torceríamos para que filmes melhores ainda surgissem e ultrapassassem esses aí do primeiro semestre. Heheeh

    By Blogger Ailton Monteiro, at Wed Aug 02, 11:01:00 AM  

  • Meu primeiro lugar ficou em quinto, e o meu quinto em primeiro... Achei a lista bem estranha, não imaginava posições tão altas para filmes medianos, como "Match Point", "Boa Noite, e Boa Sorte", "Capote", "V de Vingança" e "Johnny & June" (bem, este último eu nem vi). "O Novo Mundo" é o melhor, talvez muitos não tenham visto. Aliás, informação mais do que essencial: quantos membros votaram?

    By Blogger Marcelo V., at Wed Aug 02, 12:22:00 PM  

  • O sistema de votação, se não me engano, é de 10 para o primeiro e 1 para o décimo.

    By Blogger Marcelo V., at Wed Aug 02, 12:27:00 PM  

  • Primeiro, esclarecendo o sistema de pontuação neste ranking: 10 para o 1º, 9 para o segundo, até 1 para o 10º. Adotei um sistema diferente do que a liga usa para os rankings de década porque aqui só se vota em dez filmes e, lá, em vinte.

    Esqueci de fazer uma abertura, é verdade: assim que chegar em casa coloco o número de votantes. Foram mais de 40 para os melhores. O número é menor entre os piores porque muita gente não gosta desta classificação ou simplesmente evita ver filmes que imagina que estariam nesta lista.

    Foi o quarto ranking de primeiro semestre da liga - é, estamos velhos - mas, pela primeira vez, é adotado o sistema de pontos como determinante para as posições. Até o ano passado, o ranking era pelos votos. Os pontos serviam para desempate.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at Wed Aug 02, 12:33:00 PM  

  • Sobre os resultados, temos que levar em consideração o seguinte: geralmente, ao contrário do que acontece nos EUA, nosso primeiro semestre de estréias tem os mais fortes candidatos ao Alfred. Explico: os indicados para o Oscar estréiam entre janeiro e março. Independentemente do Oscar ser sinômino de qualidade ou não, estes filmes têm grande visbilidade, alcunha de filmes sérios e boa distribuição.

    E muitos dos principais títulos não-americanos que participaram do Festival do Rio e da Mostra de SP estréiam nestes primeiros meses.

    Então, é natural que o primeiro semestre determine a maior parte de indicados do Alfred.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at Wed Aug 02, 12:40:00 PM  

  • Por fim, o que eu acho sobre as chances dos filmes. "Brokeback" ganhou uma opinião quase unânime de que é um filme muito bom. Isso está refletido na quantidade de citações. No entanto, como já foi observado, o filme teve poucas poles. O número de pódiuns foi bom. Eu acredito que o filme deva ser indicado, mas numa das últimas vagas.

    "Ponto Final" é um caso diferente. Tem assinatura (desde que o Alfred começou é o filme mais chamativo de Woody Allen), e ganhou um número de pontos muito expressivo, mesmo com um número de citações inferior a "Brokeback". Foi muito citado em primeiro, sua indicação também me parece muito provável.

    "Munique", no entanto, apesar de muito lembrado, corre o risco de sair da lista. Falta um tema particular como o filme de Ang Lee ou um nome tão unânime como o de Allen. Spielberg tem bastante detratores e, se surgir um filme muito cotado, sua indicação está ameaçada. Acredito que seja a candidatura mais frágil.

    "Caché" é indicação certa. À medida que chegar às vistas de mais integrantes, certamente vai aparecer mais. É um filme único, para se amar ou odiar e parece que a maior parte das pessoas parece disposto a amá-lo. Como terá bastante tempo para conquistar novos votantes, imagino que seja um dos filmes com mais chances de vitória.

    "O Novo Mundo" foi pouco visto, mal distribuído e, mesmo assim, se mostrou bastante forte. Parece natural que cresça com o DVD. Resta saber se as pessoas vão lembrar dele. Espero, sinceramente, que sim.

    "O Plano Perfeito" e "2046" (lançado em DVD, inclusive), que poderiam ser azarões, ficaram bem abaixo do Top 5. Acho que o tempo só vai enfraquecer suas candidaturas. Não acho que os demais títulos tenham qualquer chance na categoria principal.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at Wed Aug 02, 12:54:00 PM  

  • poxa, Munique tem sete poles, é? q bom. achei q só eu e o Faber tivéssemos votado nele como primeiro.

    By Blogger f., at Wed Aug 02, 12:56:00 PM  

  • A falta da internet em casa acabou fazendo com que eu não conseguisse votar para o raking do semestre.

    A lista passou um pouco distante dos meus favoritos (A marcha dos pinguins e Wolf Creek nem deram as caras), mas pelo menos meu 4º colocado ficou em primeiro.

    Legal. Parabéns a todos.

    By Anonymous Anonymous, at Wed Aug 02, 01:04:00 PM  

  • Mesmo não gostando do primeiro - quem sabe um revisão até o Alfred -, agradou-me muito o meu preferido, Ponto Final, em segundo, Munique em terceiro e Três Enterros em décimo.

    E só eu gosto tanto de A Máquina?

    By Anonymous Anonymous, at Wed Aug 02, 02:02:00 PM  

  • Vc foi o único que votou neste filme, Gabriel.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at Wed Aug 02, 02:05:00 PM  

  • Munique na frente de Caché é uma atrocidade.

    E o lugar de A máquina é na dos piores, né não?

    By Blogger Tiago Superoito, at Wed Aug 02, 02:46:00 PM  

  • Pois é, Tiago, este filme merece a lata do lixo.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at Wed Aug 02, 05:10:00 PM  

  • Não vi A Maquina... só lembro dele pq o Pablo Villaça (conhecem?) disse que podia anotar: seria o primeiro filme brasileiro a levar o Oscar. Mas como foi o Villaça q disse, nem me empolguei muito.

    Quanto a O Novo Mundo, começo desde já a campanha pelo bichinho... o filme tem uma capacidade monstra de ir "remoendo" por meses... E nada me encantou mais na tela este ano do que aquela índia.

    By Blogger roger, at Wed Aug 02, 08:29:00 PM  

  • Chico, "2046" já saiu em DVD? Sabe quem está distribuindo?

    Acredita que ele ainda está em cartaz em SP? Uma sala e um horário só, mas está em cartaz desde a primeira semana do ano, um recorde!

    By Blogger Leonardo Mecchi, at Thu Aug 03, 06:29:00 AM  

  • É, só complementando o Chico, ano passado dos cinco indicados para o Alfred, quatro foram do primeiro semestre: O Aviador, Menina de Ouro, Oldboy e UM FIlme Falado (1, 2, 6 e 8 no ranking do primeiro semestre). Mas o Chico também contou apenas as menções entre os cinco primeiros, de maneira a considerar como seria se o Alfred fosse naquela época. E todos esses quatro entraram no top5, além de Closer, que estranhamente despencou no Alfred. Só Marcas da Violencia chegou ao TOp5 estreando no segundo semestre.

    E acho que tem outras razões para o primeiro semestre entrar com força no Alfred: os filmes chegam em DVD ainda no final do ano, ajudando na quantidade de votos. Um filme com fraca distribuição como O Novo Mundo ou Caché ficaria em perigo se estreasse no final do ano.

    Ainda tem Volver e Babel, mas acho que eles não devem ter força para chegar.

    By Anonymous Anonymous, at Thu Aug 03, 06:47:00 AM  

  • As considerações do Chico estão perfeitas sobre as possibilidades de cada filme. Fico mto feliz com as mais que sólidas possibilidades de que Caché ganhe no fim do ano... seria o primeiro não norte-americano a ganhar!!!

    By Blogger Michel Simões, at Fri Aug 04, 09:38:00 AM  

  • Caché, não, por favor!

    By Anonymous Anonymous, at Fri Aug 04, 11:32:00 AM  

  • Caché sim. Por favor!

    By Blogger Tiago Superoito, at Fri Aug 04, 01:19:00 PM  

  • A lista ficou legal e foi bom ver varios votos mrus ao menos entrarem no top 20.

    Eu acho que Ponto Final, Caché e Brokeback Mountain já são nomes certos pro Alfred. E que tanto Novo Mundo quanto Munique (e não excluiria 2046 já que esta saindo em video pela warner agora) tem chances. Dos filmes programados atualmente pro segundo semestre arriscaria Flags of Our Fathers e Volver como serios candidatos (se a Uip não adiar Eastwood é claro)

    By Anonymous Anonymous, at Fri Aug 04, 08:08:00 PM  

  • não se esqueça de black dahlia, filipe.

    By Anonymous Anonymous, at Sat Aug 05, 08:54:00 AM  

  • Tipo, Caché é ótimo. Agora melhor filme do ano é super exagero... Por enquanto tá em 14º na minha lista

    By Anonymous Anonymous, at Sat Aug 05, 10:01:00 AM  

  • ALias, Chico, a gente vai receber a tabela com todos os votos?

    By Anonymous Anonymous, at Sat Aug 05, 10:03:00 AM  

  • This comment has been removed by a blog administrator.

    By Blogger Guilherme Martins, at Sat Aug 05, 05:58:00 PM  

  • Daniel, eu duvido muito que Dalia Negra terá especialmente mais fãs que um O Plano Perfeito. Agora eu não excluo a possibilidade da distribuidora puxar The Departed de Fevereiro para dezembro tão logo ele estreie nos EUA e percebam que ele não é filme para oscar.

    By Anonymous Anonymous, at Sat Aug 05, 06:01:00 PM  

  • Bem, "Femme Fatale" rendeu indicação pro Brian De Palma em 2003, who knows? Acho que o Spike Lee, mesmo não entrando entre os filmes, tem força suficiente para entrar entre os diretores.

    Seria insuportável um novo combate entre Eastwood (Flags of our Feathers) e Scorsese (The Departed). Espero que não role.

    By Blogger CHICO FIREMAN, at Sat Aug 05, 06:20:00 PM  

  • Eu acho que a distribuidora adiou The Departed para fevereiro na esperança de que tenha mais chances para o Alfred, já que a maioria dos indicados saem do primeiro semestre.

    By Anonymous Anonymous, at Sat Aug 05, 08:53:00 PM  

  • Amor em 5 Tempos não deveria estar entre os vinte melhores.

    Esse primeiro semestre do ano foi fraco tanto para circuito comercial quanto fechado, espero que com a Mostra de Cinema as coisas melhorem, e as listas muito mais.
    Por Enquanto é só.

    By Anonymous Anonymous, at Mon Aug 07, 08:42:00 AM  

  • A Luz Mágica produções audiovisuais, responsável por "O maior amor do mundo", o novo filme de Cacá Diegues, produzido por Renata Magalhães e protagonizado por José Wilker, consideram que uma nova cultura cinematográfica, um novo modo de ver e falar de cinema, começa a se desenvolver no Brasil através de sites e blogs na internet.
    O filme estréia dia 7 de setembro próximo e não queremos que suas sessões prévias fiquem restritas à imprensa de papel, como é tradição entre nós. Estamos, assim, organizando cabines de "O maior amor do mundo" especialmente para internautas, sites e blogueiros, e pedimos que nos comuniquem seu interesse por elas, para que possamos informar-lhes data, horário e local dessas sessões prévias do filme.
    Muito obrigado,
    Raoni
    producao@luzmagica.com.br

    By Blogger Raoni, at Thu Aug 10, 09:40:00 AM  

  • Acho que o De Palma tem fãs suficientes na Liga pra brigar em seu nome. Surpresa pra mim é Johnny & June. Eu acho ruinzinho e não lembro de quase ninguém elogiando. Esse filme no lugar de, sei lá, O Albergue é sacanagem. Semestre que vem, se duvidar, Viagem Maldita vai estar entre os piores também...

    By Blogger Bruno Amato, at Sun Aug 13, 12:55:00 PM  

  • Agora que eu percebi que Syriana não entrou. Sacanagem das bravas.

    Olha Bruno... acho que você vai ter uma surpresa esta semana.

    By Anonymous Anonymous, at Tue Aug 15, 08:49:00 PM  

  • Syriana é outro que não gostei, hehe. Quanto a surpresa... Viagem Maldita entre os melhores? Só acredito vendo.

    By Blogger Bruno Amato, at Wed Aug 16, 12:48:00 PM  

  • Eu vi agora a lista no excel... os 20 melhores foram mesmo os 20 melhores. O 21º, Syriana aparece 13 pontos atrás de As Chaves de Casa... ou seja, nenhum filme ficou a um voto da lista,

    By Anonymous Anonymous, at Wed Aug 23, 04:00:00 PM  

Post a Comment

<< Home


 
online